Stoa :: Tiago Almeida :: Blog :: Tom e a Sociedade Amigos de Plutão

maio 25, 2009

default user icon
Postado por Tiago Almeida

Lembram-se da ONG Sociedade dos Amigos de Plutão, que supostamente recebeu um financialmento de R$7,5 mi, dentre outras ajudas absurdas, do governo petista em 2006?

Foi uma brincadeira inventada por Carlos Chagas. Muitos oposicionistas sequer verificaram a veracidade dos dados (uma consulta ao DO resolveria o problema), confiaram no texto de Chagas e o usaram para atacar o governo. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) chegou a se pronunciar em uma sessão mostrando sua incapacidade de analisar uma notícia criticamente.

Ou será que se aproveitou da inocência alheia para incriminar o opositor de forma proposital?

Um mês depois da acusação, Chagas publicou a retratação. Até hoje Chagas é um jornalista respeitado no Brasil. De forma alguma foi punido pelo constrangimento que sua falsa notícia provocou tanto ao governo quanto à oposição. Não foi processado, não teve sua publicação apagada e não foi impedido de exercer sua função por causa desse factoide em momento algum.

Já na USP, enquanto a privatização vai de vento em popa, com limpeza, segurança e alimentação maciçamente terceirizados, com fundações tendo portas abertas para "dar apoio institucional" à universidade...

Palavras-chave: amigos de plutão, censura, expulsão, mentira, punição, Tom

Este post é Domínio Público.

Postado por Tiago Almeida | 2 usuários votaram. 2 votos

Comentários

  1. Visitante escreveu:

    A USP consegue ser mais obtusa que a sociedade na qual está imersa. Que façanha!

    Parabéns Magnífica! Parabéns Gil! 

    default user iconVisitante ‒ segunda, 25 maio 2009, 16:13 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.