Stoa :: Adote um vereador :: Blog :: Iniciando meus trabalhos "adotando" vereador "ambientalista e animal" de SP: Roberto Tripoli

janeiro 12, 2009

user icon

Oi, seguindo empolgação do colega Everton Alvarenga com a idéia do jornalista Milton Jung, da CBN, "adotei" um candidato que pensasse e agisse o mais próximo possível de mim (não votei em ninguém porque estava fora do Brasil nas eleições 2008) e comecei a aprontar algo a respeito.

Selecionei o Roberto Tripoli (PV) porque aparentemente tem um dedicado trabalho pela defesa dos animais e meio ambiente, e além disso um de seus assessores, o veterinário Wilson Grassi, é vegano e ativista pelos direitos animais.

Mãos à obra: pesquisando e escrevendo

Pra começar, dei uma boa lida no próprio site do vereador; segui o modelo que Everton publicou sobre o vereador Floriano Pesaro com links de perfis da Folha, Estadão e site Excelências; e em informações no site da Câmara dos Vereadores a respeito dele; e produzi uma página Wiki, dentro do site que o Everton começou a organizar: http://vereadores.wikia.com/wiki/Roberto_Tripoli

No site de Tripoli, encontrei uma seção de Notícias, o que seria bem interessante para acompanhá-lo... Infelizmente, elas não têm data, e assim fico sem saber o quanto são atualizadas e seu contexto.

O site da Câmara dos Vereadores, em que eu também esperava encontrar informações relevantes, detalhadas e atuais sobre o que o vereador tem feito no dia-a-dia do Plenário, de fato é profissional e traz notícias bem feitas e relativamente atuais, mas me decepcionou pelo volume de informações encontrado sobre o vereador Tripoli no buscador (em destaque na parte central superior do site): nenhuma página encontrada em "Busca no Site" e apenas 6 "Notícias" encontradas contendo o nome "Roberto Tripoli". De todo modo, é alguma coisa, que também é importante colocar os links na Wikia.

Essa coisa do buscador do site Câmara foi a melhor maneira (ou menos pior) que encontrei de pesquisar mais informações pontuais sobre o vereador, já que no menu à esquerda, na seção "Plenário", não consegui encontrar nada, não sei se por incompetência minha ou de quem produziu o site. Experimente.

Busca no Google

Buscando mais informações menos institucionais e possivelmente negativas, dei uma olhada no Google (145.000 resultados), onde encontrei uma polêmica de 2005 sobre a época em que assumiu a presidência da Câmara dos Vereadores, quando saiu do PSDB e vários leitores em grandes jornais não gostaram nem um pouco do que consideraram uma "manobra oportunista".

Pessoalmente, acho até bacana que tenha ficado sem partido por um tempo mesmo (a manobra em si é que deve ser analisada melhor)... Mas o PV (Partido Verde), para onde voltou, é o que parece ter mais a ver com sua atuação divulgada, claro, pelas questões ambientais, ligadas à natureza.

Achei também, com destaque na primeira página no Google, de dezembro de 2008, uma notícia referente a um assalto de um carro em que estava a filha dele, mas nao achei assim relevante pra linkar na Wikia que montei.

Outros destaques no Google foram citações e entrevistas no site do grupo pró-animal Focinhos Gelados, no entanto algum problema impede de acessar as páginas.

Que tal você também acompanhar seu vereador?

Lembre-se de que essa turma tá lá na Câmara pra trabalhar por você, caro cidadão. Essa frase pode parecer meio batida, mas é a pura verdade, e é uma das grandes vantagens de um sistema democrático.Mas normalmente a gente se esquece disso, e o que devia ser democrático de verdade, acaba sendo só na teoria.

Então, larga um pouco de papo no MSN e orkut, ou mesmo tente desviar um pouquinho de algumas coisas importantes pessoais do dia-a-dia, escolha um dos caras que estão na Câmara dos Vereadores (que você tenha eleito ou não) e, primeiro, conheça o que ele faz e fez. Entenda o que ele quer fazer, seja perguntando pra ele e/ou pros seus assessores (espero fazer isso também), lendo sobre suas promessas de campanha,e assim por diante.

E cobre. Cobre pelas leis que você quer. As que você ache mais importantes serem votadas e aprovadas na sua cidade. Outras ações e atitudes que você acha que um vereador tem que ter (imagine se você estivesse no lugar dele, o que faria?). E lógico, também, cobre o mais básico: ética, honestidade, e assim por diante.

Se cada um acompanhar um pouquinho que seja apenas um dos 55 vereadores de nossa cidade de São Paulo, tenho certeza de que ela será bem melhor. Falo de SP porque moro aqui, mas o mesmo pode muito bem acontecer com todas as 5.562 cidades brasileiras. Assim, o nosso Brasil será bem melhor e os políticos de fato representarão a população. E não só na teoria (como tem ocorrido por nossa culpa e burrice), mas na prática mesmo. ;)

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Maurício Kanno em Adote um vereador | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. Visitante escreveu:

    "Vereador animal" é elogio?

    default user iconVisitante ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 14:59 BRST # Link |

  2. Maurício Kanno escreveu:

    Não gosto de comentários anônimos, mas a pergunta é pertinente. Não é elogio em si, simplesmente quis dizer que ele tem uma atividade voltada aos animais. Repare que foi usado o adjetivo junto de "ambientalista".

    Eu sei, existem alguns outros significados ao se chamar "animal" a um ser humano, como houve com o jogador de futebol Edmundo... rs. Mas aí cada um pense o que quiser. ;)

    Maurício KannoMaurício Kanno ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 15:05 BRST # Link |

  3. Visitante escreveu:

    O que mudaria no meu comentário (fazendo-o "gostar dele") se, em vez de Visitante, eu me assinasse, por exemplo, Bonifácio?

    Você, que é jornalista, deve apreciar a importância que as denúncias do "Deep Throat" tiveram na história de nossos tempos.

    default user iconVisitante ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 15:48 BRST # Link |

  4. Maurício Kanno escreveu:

    Denúncias anônimas são utilizadas apenas em casos excepcionais. Não é o caso, este é apenas um debate, um diálogo. E eu gosto de saber com quem estou falando, acho que é meio normal isso...

    Inclusive para que eu possa ter a certeza de poder manter contato com a pessoa depois, possivelmente por e-mails inclusive. Além disso, a identificação favorece um bom diálogo e responsabilidade.

    Obrigado pela atenção e espero que também tenha interesse de se envolver no projeto Adote um Vereador. ;)

    Leia mais a respeito do anonimato no Stoa: http://stoa.usp.br/ajuda/forum/40616.html#cmt11627

    Maurício KannoMaurício Kanno ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 16:04 BRST # Link |

  5. Tom escreveu:

    Concordo com o Maurício.

    Não entendo porque algumas pessoas não se identificam, salvo casos como de denúncias,bem lembrado pelo Maurício. Em breve o sistema Stoa vai melhorar a participação de gente de fora, mas, enquanto isso, não entendo porque não assinar o nome em comentário como os discutidos aqui (um exemplo foi a correção do meu português num post - obrigado seja lá quem for).

    Sempre que comento em blogs de outros locais, coloco meu apelido (Tom), mas sempre deixo meu email e página do Stoa, onde sou facilmente identificável.

    default user iconTom ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 16:38 BRST # Link |

  6. Visitante escreveu:

    "My name is for my friends".

    Lawrence da Arabia.

     

    Se quiserem proibir, proibam de uma vez. Como está, Visitante é o default, e, para quem não é da USP, parece a escolha natural. Mas também posso simplesmente não escrever mais. É a escolha melhor?

     

    default user iconVisitante ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 19:06 BRST # Link |

  7. Visitante escreveu:

    [i]Não entendo porque algumas pessoas não se identificam[/i]

     

    E eu não entendo Lacan, mas isso não diz nada a respeito do valor da sua obra.

    default user iconVisitante ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 19:44 BRST # Link |

  8. Tom escreveu:

    Como moderador do blog, vou deixar a comunidade ainda aberta para comentários anônimos.

    Obviamente não há motivo para você, Visitante, não escrever ou, se preferir, não se identificar.

    O que estamos querendo dizer é que é interessante saber com quem estamos conversando. Só.

    Para mim é o natural, mas certamente há pessoas que pensam diferente. No caso de tópicos recentes em que pessoas usaram o anonimato para ofensas é perfeitamente compreensível a pessoa não se identificar ou inventar nomes. No caso de uma discussão amistosa e para aproveitamenteo mútuo, em geral é legal sabermos quem é.

    Quando os administradores desse sistema da USP  adicionarem  moderação dos comentários, continuarei permitindo comentários anônimos que não desrespeitem os termos de uso da universidade. Essa será a dinâmica desse blog coletivo.

    default user iconTom ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 20:37 BRST # Link |

  9. Visitante escreveu:

    Prometo solenemente que "under the cloak of anonimity" não ofenderei ninguém, exceto, eventualmente, a mim mesmo.

    default user iconVisitante ‒ segunda, 12 janeiro 2009, 21:05 BRST # Link |

  10. Alexandre Carvalho escreveu:

    Maurício

    Eu também estava com essa idéia de adotar um vereador. Pretendo fazê-lo com o vereador Penna, do PV.

    Alexandre

    default user iconAlexandre Carvalho ‒ terça, 13 janeiro 2009, 09:04 BRST # Link |

  11. Maurício Kanno escreveu:

    ótimo, grande alexandre, bora lá! ;)

    é ainda uma intenção ou já dá pra oficializar?

    Maurício KannoMaurício Kanno ‒ terça, 13 janeiro 2009, 11:27 BRST # Link |

  12. escreveu:

    Olá."Adotei" e estou "blogando" o vereador Wadih Mutran,(PP). O motivo da minha escolha foram o tempo de atuação do vereador na Câmara Municipal, 25 anos de "casa" e as polêmicas em que ele se envolveu na gestão Maluf/Pitta e hoje começei a publicar no blog http://confissoesdeumignorante.zip.net  minhas pesquisas sobre o vereador. 

     

     

     

    default user icon ‒ quinta, 15 janeiro 2009, 00:45 BRST # Link |

  13. Madelise Varallo escreveu:

    Olá, Maurício Kanno Tenho acompanhado as notícias sobre mudanças na lei do PSIU e gostaria muito de saber a posição do vereador Roberto Tripoli, pois ele se refere ao PSIU em seu site, onde se demonstra interessado no assunto. Ele já teve alguns de meus votos por conta de sua plataforma ambiental e agora busco conferir seu trabalho em tema que considero muito importante para a cidade. No site do Adote um Vereador, página dedicada ao Psiu, não aparece nada sobre ele. Grata, Madelise Varallo

    default user iconMadelise Varallo ‒ quarta, 31 março 2010, 16:52 BRT # Link |

  14. escreveu:

    OLÁ ROBERTO VOCE É 100000000000000000000000000000

    CONTE COMIGO.

    MESTRE GRANDE

    default user icon ‒ quinta, 15 abril 2010, 19:41 BRT # Link |

  15. escreveu:

    Pesso apoio a todos q esteja lendo esta mensam q vcs venha ajuda o centro de recuperação amor sem limite queremos faze um galpão para loja quarenta homens sem mais Pr marcelo (75) 8200-6489 nos ligue e marque uma visita antes de nos da qualque coisa q Deus abençõe caro leito  e um bom fim de semana. ajuda nos a tira este jovens viciados da rua.

    default user icon ‒ sábado, 26 junho 2010, 03:03 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.