Stoa :: Vegetarianos/as e Vegans :: Blog :: Quarta-feira, dia do bandejão vegetariano

maio 02, 2007

user icon

Ae, hoje pela primeira vez reunimos 6 pessoas em fila recusando carne no bandex (Central)... E resolvemos nos encontrar toda quarta-feira, às 12h30, na frente do Bandejão Central, para fazer uma presença e conversar com quem quiser sobre vegetarianismo.

Por enquanto é simplesmente isso, vamos nos encontrando, pegando fila juntos e comendo juntos, marcando presença... E mostrando que na USP tem vegetarianos e que seria interessante ter mais opções vegetarianas lá. 

Foram por enquanto pessoas da FFLCH, Geografia, Letras, ECA e Escola do Futuro. 

É isso, vamos aumentar esse número!

Se não for possível toda quarta-feira, o mais importante é a primeira quarta-feira de cada mês, ok? (que era a idéia inicial). Mas de todo modo, estaremos lá!

Este post é Domínio Público.

Postado por Maurício Kanno em Vegetarianos/as e Vegans

Comentários

  1. Heber Ribeiro de Sousa escreveu:

    Porque ser vegetariano? Me dê bons motivos.

    Heber Ribeiro de SousaHeber Ribeiro de Sousa ‒ quarta, 02 maio 2007, 18:53 -03 # Link |

  2. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    Ae, Heber...

    Bem, motivos pra ser vegetariano? Os meus motivos são ecológicos (porque a indústria da carne causa um sério desequilíbrio ecológico, representa um grande desperdício de recursos), além de éticos (uma filosofia não-agressão a outros seres vivos que também pensam, sentem, etc.).

    Tipo, eu estou começando a ser vegetariano, faz pouco tempo... Amigo meu, o Julio, ia no bandex recusando carne, comecei a ficar curioso, conversei com ele e fiz uma pesquisa.  Veja no meu Delicious o resultado:  http://del.icio.us/mauricio.kanno/vegetarianismo

    Bom, dá uma googlada, foi assim que fiz... Mas na Wikipedia tem um resumo dos motivos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo

    Agora, o que é bem interessante para ter explicações sérias e argumentadas com números é o vídeo documentário A Carne é Fraca: 

    " target="_blank"> 

    http://mauricio-kanno.blogspot.com/2007/03/vdeo-realista-e-vegetariano-carne-fraca.html 

    Abração,

    Mao 

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ quarta, 02 maio 2007, 19:40 -03 # Link |

  3. Heber Ribeiro de Sousa escreveu:

    Hmm, muito legal, mas e o outro lado da história? E motivos para não ser? Há quem defenda o consumo de carne?

    Heber Ribeiro de SousaHeber Ribeiro de Sousa ‒ quinta, 03 maio 2007, 12:14 -03 # Link |

  4. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    Putz, com certeza há quem defenda o consumo de carne... A indústria da carne, que lucra bastante com pecuária, matadouros, comercializando todo tipo de carne para alimentos e derivados animais, etc... E a grande maioria dos cidadãos, que estão ACOSTUMADOS a comer carne.

    Eu mesmo defendia comer carne antes... Mês passado, eu achava que esse papo de vegetariano era uma grande cretinice, uma coisa de fresco. Mas, pesquisando, vi que, para quem gosta um pouco pelo menos de animais, acredita na natureza, na importância dos outros seres vivos, no equilíbrio ecológico, tem esperanças de salvar o planeta, putz, o mais natural é ser vegetariano e parar de se alimentar com isso. 

    Quando a gente pára para pensar, putz, é difícil não parar de comer carne. Lógico, tem a adaptação, mas não estou sentindo grandes dificuldades não.

    Em geral, quais são os comentários contra?

    E a proteína? Porque em geral a gente acredita que precisamos de proteína pra caramba, e que só a carne tem proteína. Mas em vários legumes, grãos e cereais (e principalmente soja) também encontramos proteínas. E uma boa parte delas, o próprio corpo produz. E não precisamos de tanta proteína assim.

    E os vegetais? Os vegetais também são seres vivos, lógico, e se fosse possível, não os mataríamos também. Mas acontece que, uma alimentação vegetariana nem sempre necessita eliminar vidas vegetais, comendo frutas e cereais, por exemplo. Além disso, são seres vivos com um sistema nervoso bem primitivo, que não sentem sofrimento como os animais. E mais: para que possamos nos alimentar de animais, precisamos desperdiçar muitas outras vidas vegetais por anos, até que esse animal possa nos nutrir. Grande parte da produção de grãos do Brasil, me parece, é para alimentar gado. Se todo esse alimento vegetal fosse direto para nós, humanos, muito mais gente seria bem alimentada, e tantos animais não passariam por tanto sofrimento. 

    Bom, se você quiser ter uma idéia de uma discussão entre os dois lados que está rolando há mais de ano, veja na comunidade do Orkut Bandejão da USP - Fórum Bandejão Vegetariano. (tem 227 mensagens do pessoal discutindo, um bom tanto mais agressivas... aí você decide pra que lado ir. mas sinceramente, eu, que não conheço muito, e estou também começando a conhecer esse universo, acho que os argumentos dos vegetarianos são melhores... o pessoal que defende comer carne vai mais por questões de tradição ou ignorância)

    De todo modo, eu também não sei bem. Estou pensando em montar um blog apontando os fatores pró e contra vegetarianismo. Mas sozinho não vou dar conta não. Sei lá.  

    Abraço,

    Mao 

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ quinta, 03 maio 2007, 13:08 -03 # Link |

  5. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    Ah, sim, claro, quem também deve defender o consumo de carne são as pessoas que odeiam animais e querem vê-los mortos.

    Mas acho que a maioria das pessoas, simplesmente, nunca pensou no assunto, sabe? Come carne sem se dar conta do que aquilo é ou foi um dia. 

    Abraço,

    Mao 

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ quinta, 03 maio 2007, 13:11 -03 # Link |

  6. Heber Ribeiro de Sousa escreveu:

    Eu como carne não porque não gosto dos animais mas porque não gosto dos vegetais, he heh.

    A partir de hoje só comerei vacas que sejam mortas por processo indolor comprovado!

    Claro que foi só uma brincadeira, mas relamente nunca tinha parado pra pensar nessa questão.

    Acho que vou reduzir meu consumo de carne, pelo menos é um primeiro passo.

    Heber Ribeiro de SousaHeber Ribeiro de Sousa ‒ quinta, 03 maio 2007, 20:47 -03 # Link |

  7. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    É, acho legal isso. Eu na verdade também fui diminuindo aos poucos... Mas hoje praticamente não como mais. (comecei esse processo mais ou menos há um mês)

    O fato é que até o gosto dos alimentos foi mudando para mim, conforme fui pensando no assunto. 

    E também fui percebendo que há muitas coisas para se alimentar (vegetarianas) que eu não tinha percebido direito, eu, voraz e acostumado devorador de carne que sempre fui...  Meu universo foi se expandindo.

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ quinta, 03 maio 2007, 20:52 -03 # Link |

  8. Vitor Eiji Justus Sakaguti escreveu:

    E aí, ainda rolam as quartas vegetarianas?

    Vitor Eiji Justus SakagutiVitor Eiji Justus Sakaguti ‒ terça, 31 julho 2007, 11:33 -03 # Link |

  9. Maurício de Paula Kanno escreveu:

    oi, vitor, recomendo que você procure o pessoal da comunidade no orkut Vegetarianos na USP, lá há um tópico sobre isso. não posso mais responder por isso, porque não vou mais para a USP, entao fica difícil para mim organizar isso. Procure se reunir com o pessoal lá... Julio Boaro, Samantha (Sam), Pedrinho, e outros... Abração!

    Maurício KannoMaurício de Paula Kanno ‒ terça, 31 julho 2007, 20:18 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.