Stoa :: Termo-estatística: experimentos :: Blog

Setembro 13, 2011

default user icon

Olá a todos

Coloquei na pasta de arquivos>movimento Browniano a descrição do experimento do cheiro. Tentei colocar alguma coisa sobre a comparação entre o experimento e o esperado pela equação de velocidade, (veja texto de "modelo cinético dos gases...") mas o problema é que na equação entra a massa da partícula, para que possamos determinar a velocidade, e eu não faço nem idéia de como estimar esse valor para a molécula de canela ou mesmo de café. Se alguém tiver uma idéia por favor....

atenciosamente,

Samuel

Postado por Samuel da Silva Paiva em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário

Agosto 28, 2011

default user icon

Olá a todos. Estou enviando o texto sobre Boyle com as alterações sugeridas pela professora. Eu coloquei em vermelho no texto um comentário sobre uma fonte que não consegui encontrar a respeito do método científico. Também não encontrei nada que tratasse especificamente sobre qual a idéia de elemento para Aristóteles, a impressão que tenho é que ele tratava os elementos como fluidos que para ele não seriam constituidos por partículas, mas não consegui ter certeza.

O próximo passo é inserir no texto informações sobre Avogadro e Dalton.

Envio o texto aqui, mas também irei inserí-lo na área de arquivos do grupo.

Até sexta

Samuel

Postado por Samuel da Silva Paiva em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário

Agosto 05, 2011

default user icon

Pessoal,

 

acho que este (arquivo na pasta história) é o mesmo artigo que o Rodrigo tem em espanhol, para quem preferir o inglês!

Saudações,

Vera

Postado por Vera Bohomoletz Henriques em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário

Agosto 02, 2011

default user icon

http://www2.math.umd.edu/~lvrmr//History/

Olá a todos. Este link tem uma espécie de resumão do desenvolvimento da teoria cinética dos gases. Achei interessante que começa em Boyle em 1660 termina em David Levermore (não conheço, talvez por que ainda não entrou para a história) em 2001, então se o desenvolvimento estiver correto, dá para relacionar as primeiras idéias com trabalhos recentes.

Estou anexando também um arquivo que é uma espécie de comentário dos trabalhos do Boyle.

Até

Samuel

Postado por Samuel da Silva Paiva em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário

user icon
Título
Integrando o ensino da teoria com o da fenomenologia, em sala de aula participativa
Resumo (introdução, objetivos, procedimentos metodológicos)
O ensino de Física na Licenciatura em Física é tradicionalmente dividido entre disciplinas teóricas e disciplinas experimentais (as de laboratório). Embora alguns docentes incluam a observação da fenomenologia em suas aulas teóricas, não há um trabalho sistemático nessa direção. Neste projeto, pretendemos desenvolver material de observação da fenomenologia que levou a teorias sobre a estrutura microscópica da matéria e acompanhar a introdução de experimentos qualitativos ou semi-quantitativos em disciplinas da Licenciatura . É na física do calor que surgiu uma teoria estatística da dinâmica da estrutura atômica e de sua interação com a energia luminosa, bem como a teoria da quantização das energias atômicas ou da luz. Desenvolveremos experimentos passíveis de ser realizados em sala de aula comum, bem como roteiros para explorar a fenomenologia observada, nos temas: movimento Browniano, calor específico de gases e sólidos e radiação de corpo negro. A inserção destas atividades, realizadas em grupos, durante as aulas, será acompanhada, através de vídeos, que deverão ser editados para análise e revisão crítica das atividades propostas. O material produzido será encaminhado ao banco de materiais proposto pela Comissão Coordenadora da Licenciatura em Física, em construção.
Justificativa (face aos objetivos do Programa)
O projeto tem como foco o desenvolvimento e teste de material que permita uma transformação no ensino de teorias físicas, em que a observação da fenomenologia esteja integrada à apresentação da própria teoria, em ambiente que permita a troca de idéias entre alunos e entre estes e o professor, sobre os conceitos e a lógica da teoria proposta frente ao que é possível observar.
Projeto cadastrado por   81450 - Vera Bohomoletz Henriques
Data do cadastramento   10/11/2010

Postado por Miguel Mendes Ruiz em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário

Julho 31, 2011

user icon

Acabo de me juntar a esta comunidade e estou investigando este problema.

Postado por Ewout ter Haar em Termo-estatística: experimentos | 0 comentário