Stoa :: Samantha Martins :: Blog :: Halos - parte III

agosto 01, 2011

default user icon
Postado por Samantha Martins

Veja a parte I aqui.

E a parte II aqui.

Antes de voltar a falar sobre halos, gostaria de agradecer ao Dr. Christopher Godfrey, que me respondeu prontamente sobre uma dúvida que eu tinha. Eu queria saber de onde ele tinha digitalizado a imagem abaixo (que retirei de suas notas de aula):

Essa imagem veio de um livro que existe na Biblioteca do IAG-USP: Meteorology today: an introduction to weather, climate and the environment (autor: Donald. C. Ahrens)[1]. Ou seja, era um livro que eu já conhecia (e eu super achando que era um livro sofisticado, etc). É um livro bastante básico, quando o assunto é meteorologia. Depois disso, acabei encomendando o livro, pois pode me ser muito útil em outros posts.

Mas vamos prosseguir, pois meu objetivo nesse post é falar a qual tipo de mudança no tempo os halos estão relacionados. Além de um fenômeno muito bonito, os halos, assim como outros tipos de nuvens, podem estar relacionados a mudanças no tempo.

"Halo round the sun or moon

Rain will be a-fallin' soon."

Esse verso (cujo autor é desconhecido, pelo menos para mim) reflete exatamente o que a presença de um halo significa. Conforme eu disse anteriormente, halos estão associados com nuvens Cirrostratos. Esse tipo de nuvem normalmente está na dianteira de uma frente fria.

Nas frentes frias, a massa de ar frio avança sob a massa de ar quente, forçando o levantamento de ar (e assim formando nuvens). As primeiras nuvens que aparecem, anunciando a chegada de um frente fria, são as nuvens altas: cirrus, cirrocumulus e cirrostratus. Como a frente fria provoca mudança no tempo, trazendo precipitação e frio, todas as vezes que vemos esses tipos de nuvens no céu é um anúncio de que o tempo pode mudar nas próximas 12h-36h (aproximadamente).

 

A figura acima (retirada daqui) ilustra didaticamente as mudanças que ocorrem na passagem de uma frente fria. As temperaturas estão em °F e a imagem é referente ao Hemisfério Norte, mas vamos nos ater somente aos tipos de nuvem. Antes da passagem da frente ('na frente' da frente), onde ainda temos o domínio do ar quente, os tipos de nuvem predominantes são Ci (Cirrus) e Cs (Cirrostratus).

Esta imagem foi retirada deste link da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

--------------

[1] Essa imagem pode ser reproduzida aqui pois obedece aos parágrafos 107 e 108 da Lei de Copyright dos Estados Unidos da América. Veja aqui.

 

Palavras-chave: frente fria, halo, meteorologia

© 2019 Todos os direitos reservados

Postado por Samantha Martins

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.