Stoa :: Samantha Martins :: Blog :: A paixão por nuvens

julho 22, 2011

default user icon
Postado por Samantha Martins

Quando escrevi esse post, no qual inseri uma apresentação sobre nuvens, tive uma surpresa. Uma querida colega que há muito tempo não vejo, Taluana,  comentou nele.

A Taluana hoje não trabalha mais com meteorologia, mas a paixão por nuvens persistiu. Ela dividiu comigo algumas de suas fotos de nuvens e permitiu que eu postasse algumas por aqui:

Halo (nuvem Cirrostratus) registrado na Cidade Universitária: Vou escrever um post apenas sobre esse fenômeno (obrigada pela idéia indireta, Taluana)

Essa imagem linda foi registrada pela Taluana em Indaiatuba. Aqui temos nuvens tipo Cumulus, Fractocumulus (Cumulus que já se dissiparam) e lindos raios crepusculares.

A Taluana foi muito sortuda em conseguir ver e registrar essa imagem. É uma nuvem Cumulonimbus, de tempestade!!! Foi registrada na Praça Panamericana. Taluana, vou usar essa imagem nas minhas apresentações com crédito e tudo! =)

Mais imagens do álbum da Taluana e mais detalhes, você pode ver aqui. Obrigada, Taluana.

Mais uma pessoa que apaixonou-se por nuvens foi meu marido, Emerson. Ele é geofísico e tinha vontade de fazer fotografias time-lapse. Ele conseguiu dois resultados incríveis e divido aqui com vocês:

 

 

A Taluana também tem alguns videos incríveis de "flagras" da atmosfera. Eu adorei esse aqui, no qual ela registrou um vendaval impressionante:

 

 

Adorei os vídeos e as fotos. Muita gente gosta de nuvens, sendo meteorologista ou não. È sem dúvida um assunto fascinante. Recebemos alunos de ensino fundamental e médio aqui na Estação Meteorológica do IAG-USP e é normal aparecer um ou outro aluno querendo saber mais e mais informações sobre nuvens, querendo aprender seu significado e sua classificação. Eu fico muito feliz.

Palavras-chave: apaixonados, em-iag-usp, fotos, nebulosidade, nuvens, time-lapse, ventania, vídeo

Postado por Samantha Martins

Links para este post

  1. Halos (Samantha Martins)

Comentários

  1. escreveu:

    AHHHH!!! Adorei, adorei adorei!!!

    Tô com saudades da estação. O pessoal daí, o Festa... Essa parte de "colocar a mão na massa", fazer as medições, observar... pra mim é a parte mais apaixonate da Meteorologia e da qual tenho mais saudades. 

    Quem sabe um dia eu volte... 

    Mande beijos para todos!

    Taluana

    default user icon ‒ sábado, 23 julho 2011, 23:00 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.