Stoa :: Samantha Martins :: Blog :: Crônica sobre nuvens

junho 30, 2011

default user icon
Postado por Samantha Martins

 

Eu não me lembro quem disse primeiro que 'A atmosfera é um laboratório a céu aberto'. Acho que foi o Prof. Mario Festa, mas não quero afirmar, já que não pretendo cometer injustiças. O fato é que gosto muito dessa afirmação, pois de certo modo é uma afirmação cíclica, já que a atmosfera de certo modo é o que chamamos de céu, ou pelo menos é parte dele.

No post de hoje eu gostaria de falar sobre as nuvens. Sempre que falo sobre nuvens nas palestras que dou (à crianças, adolescentes ou adultos que não trabalham com meteorolologia), costumo perguntar do que elas são feitas. As respostas mais comuns que ouço são:

 

  • São feitas de algodão! [sempre tem um espirituoso]

  • São feitas de vapor d'água! [essa é de longe a resposta que mais escuto]

 

Ao escutar que elas são feitas de vapor d'agua, pergunto às crianças:

 

  • O vapor d'água é algo sólido, líquido ou gasoso?

    E elas respondem, em coro:

  • GASOSO!

    Então pergunto novamente:

  • E por algum acaso nós conseguimos ver os gases?

    E ficam em silêncio, pensando.

 

E assim faço com que o público perceba que há algo errado nessa idéia pré-concebida.

Quando digo que as nuves são na verdade uma mistura de diminutas gotículas de água e/ou partículas de gelo em suspensão,  normalmente ficam intrigados e bastante surpresos. Eu então apresento um diagrama explicando o processo de formação de uma nuvem tipo Cumulus.

 

 

Para explicar esse processo de formação, preciso dizer ao público que a superfície da Terra é aquecida pelo Sol e então a superfície da Terra é quem aquece a atmosfera. Isso ocorre porque a atmosfera é praticamente transparente à radiação que vem do Sol. O Sol emite radiação em ondas curtas, que é bem pouco absorvidas pelas moléculas que constituem a atmosfera. No entanto, a radiação solar é absorvida pela superfície da Terra e então emitida em ondas longas, que por sua vez aquecem a atmosfera.

Quando explico o fato acima a amigos de minha idade ou mais velhos, sempre cito uma música da Madonna chamada La Isla Bonita. Em um determinado verso dessa música, Madonna diz:

 

I want to be where the sun warms the sky

 

E eu digo que esse trecho está errado, já que não é o Sol que aquece o céu. Os da área de humanas sempre protestam, citando a tal licença poética. Ou dizem que a Madonna pode. Não vou refletir sobre essas possibilidades: vamos voltar ao assunto.

Repare que eu chamei a nuvem da foto de nuvem cumulus. As nuvens podem ser classificadas com relação ao seu aspecto e a sua altura. O nome cumulus é um dos termos dessa classificação, mas isso é assunto para outro post.

 

Palavras-chave: madonna, meteorologia, nuvens

© 2019 Todos os direitos reservados

Postado por Samantha Martins

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.