Stoa :: Samantha Martins :: Blog :: Imagens da geada que ocorreu na manhã de 28/06/2011 na Estação Meteorológica do IAG-USP

junho 28, 2011

default user icon
Postado por Samantha Martins

Sim, acontece geada em São Paulo.

Aqui na Estação Meteorológica do IAG-USP (que funciona desde 1933) a geada é registrada visualmente desde 1958:

 

NOTA: o rótulo do 'eixo Y' marca 'Numero de dias com orvalho', quando o correto seria 'Numero de dias com geada'. Desculpem pelo erro, porém os dados estão corretos!

No gráfico acima, vemos que em 2010 tivemos o registro de geada, o que ocorreu no dia 07 de junho daquele ano. Anteriormente a 2010, a última geada registrada foi no dia 18 de agosto de 2003.

Eu registrei essa geada de 2010:

 

Como eu disse anteriormente, hoje registramos geadas na EM-IAG-USP.

Hoje, cheguei na EM-IAG-USP as 8h da manhã. Eu ainda podia ver alguns pontos do gramado com geada, porém os cristais de gelo já estavam derretendo. Entretanto, cerca de 30min antes um dos observadores da EM, o Edvaldo Gomes, conseguiu fotografar este fenômeno. Veja algumas das fotos obtidas por ele:

Vale aqui lembrar que a geada não é um fenômeno de precipitação, como a chuva e a neve. A geada forma-se na vegetação e nos carros, quando a temperatura cai bastante (não é necessário ficar abaixo de zero: hoje pela manhã registramos 2,4°C), quando a madrugada é sem nuvens (a temperatura cai rapidamente próximo ao solo) e quando temos noite com calmaria (sem vento). Juntando esses três fatores, temos um ambiente propício para a formação de geada.

Mais informações sobre este tema podem ser encontradas aqui.

Palavras-chave: em-iag-usp, geada, temperatura

© 2019 Todos os direitos reservados

Postado por Samantha Martins

Comentários

  1. Nanci Goncalves Ribeiro Guimaraes escreveu:

    O gráfico está muito elucitativo, completou com maestria o texto anterior referido. 

    Nanci Goncalves Ribeiro GuimaraesNanci Goncalves Ribeiro Guimaraes ‒ segunda, 23 abril 2012, 19:12 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.