Stoa :: Rafael Prince :: Blog :: Der Untergang

setembro 28, 2007

default user icon
Postado por Rafael Prince

Resenha cinematográfica a ser publicada no jornal "O Pátio", em outubro de 2007

---

"A Queda" (Alemanha, 2004; título original: "Der Untergang", direção de Oliver Hirschbiegel) é um verdadeiro clássico moderno.

A um mês do fim da II Guerra Mundial, Hitler não deixa transparecer seu desespero. Sequer cogita a hipótese de capitular. A rendição não estava, absolutamente, em seus planos, por mais que muitos alemães a desejassem. Recusa-se a ouvir o que se passa poucos metros acima de sua cabeça: os tiros de artilharia pesada e os russos que se aproximam. Engendra teorias conspiratórias de golpistas e traidores, a quem atribui o seu próprio fracasso.

A face humana de Hitler contrasta com a frieza de sua consorte Eva Braun. Face à fraqueza do esposo, ela mantém a situação artificialmente sob controle, e continua a promover grandes bailes e orgias inebriantes.

Enquanto isso, a SS recruta todos que via pela frente. Os que se negavam à luta eram tachados de "reacionários" e "bolchevistas".

Memorável é a cena em que os batalhões populares, convocados pelo próprio Goebbels, insurgem-se, de mãos limpas, contra os fuzis dos soldados russos. É comovente porque eles, na verdade, eram os únicos que acreditavam nos ideais do Nacional-Socialismo (mesmo que devido à intensa propaganda e doutrinação), e não hesitaram em enfrentar os inimigos frente a frente, ao contrário de seus líderes, que, entrincheirados num porão (o famoso Führerbunker) tentavam negar a derrota iminente.

E é nessas últimas horas que Hitler, ao responder uma pergunta sobre o destino do povo alemão, pronuncia a frase cabal: "Pouco me importa que o povo agonize, se a guerra está perdida", sintetizando o ideal de seu Partido, que colocava a ideologia acima de qualquer interesse do povo.

Rafael Prince - 4NP

Palavras-chave: A Queda, cinema, meu peru não renuncia, O Pátio, pensamentos, política, XI de Agosto

Postado por Rafael Prince

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.