Stoa :: Ricardo Raele :: Blog :: Conflitos em terras indígenas

setembro 22, 2008

default user icon
Postado por Ricardo Raele

http://ricardoraele.blogspot.com/2008/05/conflitos-em-terras-indigenas.h


O Brasil está sob um grande desafio. Várias minorias étnicas que vivem na floresta amazônica estão se chocando com grupos de agricultores, madedeiros, garimpeiros... e claro, atrás de toda essa gente há interesses de poderosos, políticos, empresários... Entretanto o problema está longe de ser simples assim, dividido entre duas facções. Além dos índios e dos "brancos" brasileiros, soma-se ao caldo militares brasileiros e missionários estrangeiros. Pois bem. Os índios reinvindicam sua posse de terra em largas extensões. Os civis brancos que lá vivem (são mais de vinte milhões de pessoas na floresta amazônica brasileira) querem implantar nosso falido modelo de "civilização econômica". Os estrangeiros, missionários, voluntários de ONGs, dizem que querem ajudar os índios. Finlmente os militares brasileiros preocupados com a soberania, acusam os "voluntários estrangeiros" de servirem a interesses políticos de seus países de origem e que desejam a internacionalização da Amazônia brasileira.
Veja caro leitor. Se o o gringo não quisesse a internacionalização da Amazônia não vinha até aqui, tentar fazer da amazônia sua casa. A casa de um estrangeiro. Xenofobias postas de lado, e bem longe, é claro que há estrangeiros e estrangeiros... Agora uma coisa é certa. Um Major da Aeronáutica me disse com todas as letras:

"Existe um lugar na Amazônia brasileira que só é acessível de avião. Lá há uma bandeira da França fincada em plena floresta".

É por essas e outras que sou a favor da presença do exército na floresta, sou contra a demarcação contínua de terras mesmo sendo antropólogo. Acredito que se deva calcular uma porção de terra grande o suficiente para a caça, pesca e subsistência do índio de forma que essas terras não precisam ser do tamanho de um país médio. Creio ainda que é preciso isolar as tribos cujo contato ainda não foi feito. Para aquelas que já se aculturaram é preciso descobrir uma maneira de integrá-los a nossa cultura de forma que se preserve o máximo possível suas tradições. Mas esse é um assunto para outro debate que deixarei para uma próxima opinião.

Para debater esse post:
http://www.ricardoraele.livreforum.com/
Para conectar-se:
Me adicionar no orkut

Postado por Ricardo Raele

Comentários

  1. Visitante escreveu:

    Olá! Somos alunas da 8ª serie,estudantes da Escola Rio Tocantins - Caic. Nosso comentário é sobre esse texto "Conflitos em terras indigenas". É simples, pois moramos na Amazônia e se preocupamos com o desmatamento da floresta, esses problemas ambientais prejudicam a todos nós, e com o aquecimento global tudo piora. Muitos vem a Amazônia para explorar nossos recursos naturais e nossas riquezas. O que podemos fazer para melhorar nossa situação?

     

    Amanda, Hiadyllar, Rosana, Débora, Andressa.

     

    Marabá - PA

     

    default user iconVisitante ‒ segunda, 26 abril 2010, 08:56 BRT # Link |

  2. escreveu:

     Somos da escola (Rio Tocantins Caic)

     

     

    CONFLITOS EM TERRAS INDIGENAS

    A Nossa conclusão sobre o texto, é que a amazônia é muito disputada não só pelos índios e pelos brasileiros, mas também por estrangeiros.

    Como sabemos a amazônia e extensa e muito rica, por isso há grandes olhares de fora para a amazônia.

    Nós achamos que devemos defender a amazônia e cuidar mais do nosso tesouro.

    Alunos: Silvane, Fernanda, Luan e Leandro.

    default user icon ‒ segunda, 26 abril 2010, 09:02 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.