Stoa :: Leandro Leal :: Blog

novembro 15, 2012

user icon
Postado por Matheus Tunes

The Vegetarian World Forum

No. 3 Vol. IX - Autumn 1955 p.64:

 

A VEGETARIAN WORLD

Lee Pritzker

Hitherto life has been motivated by sensual satisfaction. In the vegetarian era intellectual and emotional gratifications will be enhanced. The mathematicians Isaac Newton and Albert Einstein found life in the Universe far more enthralling and satisfying than the most expert gourmet. Education will continue throughout life and will bring out the great talents and beauties latent in all persons. Here are a few of the outstanding characteristics of the vegetarian man of the future:

  1. He or she will be far more efficient mentally
  2. His or her emotions will be richer as a result of good nutrition and specific training. The emotions are capable of enormous development and are a big cause of happiness or unhappiness.
  3. The speech of the next higher man will be beautiful, clear and coloured with feelings of understanding, sympathy and sincerity.
  4. This higher evolved human will be endowed with aesthetic talents far beyond present average levels. Almost everyone will be a gifted painter, musician, singer, orator, actor, author, etc.
  5. Man will be devoid of hate, anger and irritation.
  6. He or she will be more charming, hansomer, and infinitely healthier than to-day's average.
  7. The new human will possess fine social gifts skilled in the art of inspiring and delightful conversation, have congenial manners and an instinctive urge for mutual aid rather than personal gain.

    A completely vegetarian world will provide :

    1. Social security for every person on earth.
    2. The abolition of war for ever.
    3. A two-sex legislative body for every country. At each election, municipal and regional state or national the voter will be compelled to mark two X's, one for a female candidate, the other for a male candidate. That alone will be a tremendous step towards abolishing war. Women must cease to be indifferent to politics, they must share equally with men a duty of governing the world.
    4. Higher education will include maximum brain and emotional development for all with emphasis on the growth of the aesthetic faculties. Aesthetic development nurtures the democratic instincts, strengthens the moral faculties and aids in preserving good health. Millions of future citizens will refuse meat because it is loathsome to the eyes.

 

Palavras-chave: Bandeijão, Veganismo, Vegetarianismo

Postado por Matheus Tunes | 1 comentário

novembro 04, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

[Atualizado 14/11: alguns esclarecimentos e mudanças no cronograma]

Após um ano e meio de deliberações, debates e desenvolvimento, estamos prontos para migrar a Rede Social Stoa para um novo plataforma. Sob liderença de Paulo Mereiles e Fabio Kon do CCSL a equipe de desenvolvedores do Colivre implementou dezenas de melhorias e adaptações para a USP no Noosfero, o software livre e brasileiro para redes sociais.

Além de contar com tecnologia da Web moderna, algumas outras novidades incluem:

  • agora é possível convidar pessoas sem número USP a participara da rede;
  • chat entre contatos;
  • um interface de personalização do perfil amigável;
  • mais tipos de conteúdo: vários tipos de documentos, blogs (mais do que um por perfil), fóruns, galerias.
  • melhores ferramentas de gestão para administradores de grupos

O plano de migração é o seguinte:

  1. Na quarta dia 15, às 14:00: impedir novos cadastros, posts ou upload de arquivos no Stoa antigo.
  2. Começar o script da migração de conteúdo. Isto moverá posts, arquivos e alguns elementos do perfil  do stoa.usp.br/nome-do-perfil para social.stoa.usp.br/nome-do-perfil. O script deverá demorar 2 a 3 dias para completar a migração dos 50 mil perfis.
  3. Habilitar cadastros novos no novo sistema.

O login e senha de usuários existentes não mudarão (esperamos implementar o login via número USP a tempo). 

Após o dia 15 o conteúdo no Stoa antigo (stoa.usp.br/*) ainda ficará acessível e editável por um período (sobretudo para fins de fazer cópias manuais), mas a idéia é tirar o serviço do ar no início de 2013 (quando teremos certeza que tudo está tudo copiado corretamente para social.stoa.usp.br).

Para os usuários do Moodle do Stoa não vai mudar nada: continuarão se logando no Moodle do Stoa com o login e senha da Rede Social.

 

Para sugestões (qualquer passo do plano pode ser modificado) ou dúvidas, comente aqui ou entre em contato via suporte@stoa.usp.br

Ewout ter Haar

Palavras-chave: noticia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 2 comentários

outubro 28, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Neste domingo, dia 28 de outubro, o Stoa (assim como outros serviços da USP) ficou indisponível das 17h até 21h devido a um problema no datacenter da USP


Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

agosto 19, 2012

user icon
Postado por Ewout ter Haar

A instalação de um ambiente de trabalho mínimo para análise de dados usando ferramentas python, a partir de uma instalação nova de Ubuntu 12.04:

sudo apt-get install matplotlib build-essential python-dev libzmq-dev 
sudo apt-get install python-pip
sudo pip install ipython
sudo pip install pandas
sudo pip install tornado
sudo pip install pyzmq

A instalação com pip ao vez de apt-get é para ter acesso à versões mais novas das pacotes. Inicialmente, tinha feito a instalação de matplotlib usando pip e esta parou várias vezes, com erros do tipo

src/_png.cpp:10:20: fatal error: png.h: No such file or directory

Neste casos, uma busca no Google leva ao Stackoverflow que geralmente indica o pacote Debian/Ubuntu que está faltando, neste caso, libpng-devel. Consegui instalar, mas ao rodar ipython, estava usando o Agg backendo ao vez de TkAgg. Depois disto, resolvi instalar numpy e matplotlib via apt-get. Para pandas e ipython, porém, acho que vale a pena usar as últimas versões.

Para ver se tudo está funcionando, fiz

ipython notebook --pylab inline

e isto levante um FireFox com interface notebook do ipython.

Palavras-chave: dados, dataviz, ipython, matplotlib, pandas, python

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar | 0 comentário

junho 05, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Hoje, dia 5 de junho poucos minutos após meia-noite, a rede da USP e os seus serviços principais estão passando por dificuldades. Entre outros serviços, o Moodle do Stoa está indisponível. 

Divulgaremos aqui notícias assim que ficarão disponíveis.

Atualizado 9h27 05/05: Veja uma notícia do CCE.

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

maio 25, 2012

user icon

Muitas pessoas se cadastram no Stoa porque querem participar de um ambiente de apoio a uma disciplina no Moodle do Stoa. Para alguns, o "Stoa" é sinônimo do Moodle do Stoa. Mas na verdade o projeto Stoa consiste de 3 serviços diferente:  a rede social no endereço stoa.usp.br ("espaços para indivíduos"), o Moodle do Stoa no endereço disciplinas.stoa.usp.br e os documentos colaborativos em wiki.stoa.usp.br.

Para poder participar no Moodle do Stoa é preciso se cadastrar no Stoa. Mas algumas pessoas não querem um perfil no Stoa, a rede social. Talvez eles já tem uma presença na Web e não querem diluir esta presença com mais um perfil na Web.

Para estas pessoas temos (já desde 2009) uma funcionalidade de redirecionamento que permite apontar onde encaminhar pessoas que acessem o endereço http://stoa.usp.br/fulanodetal

Para configurar isto, basta entrar nas configurações da conta e clicar na aba "Moderação"

Lá, pode escolher de esconder o seu perfil completamente (para quem é "de fora" e não logado no Stoa) e além disto, pode escolher um outro endereço na Web:

O Stoa pretende oferecer um "espaço na Web" para criar parte da sua identidade institucional. Mas não seria apropriado forçar membros da nossa comunidade usar esta possibilidade, só porque precisam participar de outros serviços que o Stoa oferece. As iniciativas de TI na instituição sempre devem ir no sentido de um maior autonomia e controle sobre os seus dados para os seus membros.

Palavras-chave: autonomia, http 302, redirecionamento, stoa

Postado por Ewout ter Haar em Stoa: dúvidas, bugs e sugestões | 2 usuários votaram. 2 votos | 0 comentário

maio 23, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

[Atualizado 21h10 23/05] Hoje foi mandado, por engano, um email a uma fração pequena (5%) dos usuários do Stoa. O email disse:

Hi, Fulano do Tal
Welcome to Noosfero! To activate your account, follow the link:
http://test.stoa.usp.br/account/activate?activation_code=ae34136c06474d01c5e
Greetings,
--
Noosfero team.
http://test.stoa.usp.br

Este email foi mandado por engano e pode ser ignorado.

Estamos no processo de desenvolvimento do novo Stoa, que a partir do próximo semestre, usará a plataforma Noosfero (http://noosfero.org) como rede social. Uma série de funcionalidades estão sendo adaptadas no Noosfero para melhor atender as necessidades do ambiente colaborativo que é o Stoa. Várias delas já foram implementadas. Nosso próximo passo é colocar uma versão de homologação do ambiente no ar ainda no mês de maio.

Dessa forma, para fazermos os testes mais próximo da realidade dos nossos usuários, bem como simularmos como ficarão as informações do atual Stoa no novo Stoa, foi definido um plano de migração. No fim da tarde desta quarta-feira, 23/05/2012, infelizmente, cerca de 5% dos usuários cadastrados no Stoa receberam um e-mail (notificação) de boas-vindas do Noosfero indevidamente.

Assim que constatamos o problema tomamos as providências junto com eles. Agora, nosso teste de migração está sendo executado sem ocasionar nenhum tipo de incomodo aos usuários cadastrados no Stoa. Pedimos as sinceras desculpas e garantimos que falhas desse tipo não ocorrerão novamente.

Contamos com a compreensão de todos. Estamos trabalhando para oferecer, em breve, um novo e melhor Stoa.

atenciosamente,
Equipe Stoa

Palavras-chave: noosfero, stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

user icon

Resumo: Você já tentou editar na Wikipédia? Melhorou artigos de sua
área ou tema de estudos? Notou que a Wikipédia em inglês é muito mais
rica que a em português ao consultar artigos de sua área estudos e
pesquisa? Gostaria de conhecer quem edita a Wikipédia e entender
melhor como pode ajudar?

Venha participar de uma apresentação sobre o projeto Wikipédia na
Universidade <http://pt.wikipedia.org/wiki/WP:WU> e um mutirão de
edição de artigos da Wikipédia, onde qualquer um presente poderá
contribuir, contando com a ajuda de wikipedistas experientes e
novatos. Explicaremos como estamos usando atividades dentro de salas
de aula universitária ao redor do mundo e como os programas de
educação da Wikimedia Foundation vem ampliando a participação
acadêmica na melhoria da maior enciclopédia livre do mundo.

Local e horário: Instituto de Física, USP. 25 de maio, sexta-feira, às
15h. Auditório Gleb Wataghin - Norte.

Presentes: Jessie Wild e Everton Zanella Alvarenga, do programa de
educação da Wikimedia Foundation no Brasil, e voluntários da Wikipédia
e da Wikimedia Brasil

Sugestões, comentários e newsletter: http://tinyurl.com/wikipedia-ensino

Palavras-chave: ifusp, wikipédia

Este post é Domínio Público.

Postado por Ewout ter Haar em USP Eventos | 1 comentário

maio 13, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

(Atualizado 11h, 13/05)

O Moodle do Stoa (novo) estava inacessível de aprox. 7h até 10h30 de 13/05.

Os administradores de sistema do CCE foram avisados e estamos investigando o que  está aconteceu. Graças à rápida ação do MOC / CCE, o serviço já está no ar normalmente.

Ewout - Coordenador do Projeto Stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

abril 11, 2012

user icon
Postado por Gabriel em Física

O Grupo Etapa está selecionando graduandos ou graduados em Física (Bach. ou Licenciatura) para trabalhar com elaboração e revisão de material didático. Carga horária flexível. Interessados por favor encaminhem currículo para fred@etapa.com.br .

Palavras-chave: emprego física bacharelado licenciatura material didático revisão editoração produção

Postado por Gabriel em Física | 0 comentário

abril 02, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

Por volta de 8h28 de hoje, dia 2 de abril, apareceram problemas com o base de dados por trás do Moodle do Stoa novo. 

Chamamos os administradores de sistema e analistas do CCE e IME, que nesta instante estão trabalhando para diagnostizar e consertar o problema.

Em breve deixaremos mais notícias sobre o ocorrido aqui.

Atualizado 15h dia 2 de abril: recuperamos o sistema.

Importante:  dados, posts, envios de arquivos etc. inseridos entre 8h28 e 15h de hoje, segunda-feira dia 2 e abril, devem ser re-enviados!

Apuramos que a causa do problema era a falha na rede "SAN" que provê os storage dos nossos (e outros) servidores. Este problema afetou vários serviços da USP e o CCE está neste momento investigando o que aconteceu e tomando providências para evitar a re-occorência. 

Lamentamos o occorido e vamos analisar como melhorar

  1. o sistema de monitoramento (mais pessoas podiam ter sido avisados, o que poderia ter diminuido o tempo de recupearação um pouco)
  2. a robustez do sistema: nada vai manter um base de dados no ar quando o sistema de arquivos debaixo dele some, mas é possível configurar uma arquitetura com mais redundância, o que neste caso poderia ter feita a diferença entre um interrupção de algumas horas e uma de alguns minutos. 

 

Agradecemos o apoio ágil dos equipes do CCSL / IME e o CCE que ajudaram na recuperação da base.

Ewout ter Haar - Equipe Stoa

Palavras-chave: moodle do stoa, mysql, stoa

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

março 14, 2012

user icon
Postado por Rebeca Bacani

Os alunos de graduação e pós-graduação do IF-USP convidam os ingressantes de 2012 (e demais anos) para a VI Recepção Tensorial, uma iniciativa independente de palestras sobre ciência, pesquisa e vida acadêmica.

OBS. As palestras foram colocadas em dias em que os ingressantes do IF-USP não têm aulas para poderem comparecer ao evento!! 


Terça-feira, dia 20/03/12, às 14h, no Auditório Novo 2 (Ala central).

 

14:00 – “Física nuclear e hidrodinâmica” – Rone Peterson Galvão de Andrade – FEP-IFUSP

14:20 – Computação quântica” – Kaonan Micadei – UFABC

14:40 – “Da caracterização de materiais por raios X: desvendando a estrutura atômica e molecular” – Rebeca Bacani – FAP-IFUSP 

15:00 – Intervalo + Coffe-break.

15:20 – “Buracos negros e relatividade geral” – Daniel Carrasco Guariento – FMA-IFUSP 

15:40 – “Empresa Júnior: O que é, para que serve e por que eu tenho de achar isso uma boa ideia?” Wilson Maruyama

16:10 –  “Um Físico entre engenheiros” – Renato Zampa – MAHLE Metal Leve S.A.

16:40 – “O Curso de Ciências Moleculares” – Gabriel Weber – FMA-IFUSP 

17:00 – “Programa de Iniciação Científica” – Erich Leistenschneider – FNC-IFUSP

 

Quinta-feira, dia 22/03/12, às 14h, em Auditório Novo 2 (Ala central)

 

14:00 – “LaTeX: Uma linguagem de criação de documentos” – Daniel Carrasco Guariento – FMA-IFUSP

14:30 – Raios X como ferramenta de pesquisa em nanobiotecnologia – Francisco Mariano Neto – FAP-IFUSP

15:00 “Psicofísica: Não, bixo, não é esoterismo” – Rebeca Bayeh – ICB/IFUSP

15:20 – Intervalo + Coffe-break.

15:40 “Gravitação Holográfica e que mais a correspondência AdS/CFT nos ensina” – Gabriel Weber – FMA-IFUSP 

16:00 – “Teoria de Supercordas” – Eliane Pereira – FMA-IFUSP

16:20 – “O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS” – Rebeca Bacani – FAP-IFUSP

16:40 – “Tudo o que sei sobre física aprendi lendo gibis” – Francisco de Assis Nascimento Júnior – Ensino-IFUSP

17:00 – “Físicos no setor privado” – Caio Cícero Gomes – Vector Investimentos

 

Organizadores: Rebeca Bacani, Gabriel Weber e Daniel Carrasco Guariento.

Palavras-chave: Ciências Moleculares, empresa júnior, ingressantes, iniciação científica, LaTeX, LNLS, pesquisa, Recepção tensorial, setor privado, vida acadêmica

© 2019 Todos os direitos reservados

Postado por Rebeca Bacani | 0 comentário

março 01, 2012

user icon
Postado por Ewout ter Haar

Palavras-chave: pró-aluno, stoa, uspnet

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Ewout ter Haar | 0 comentário

user icon

Os arquivos postados para consulta  nao estao mais aparecendo:

 

Parte 1:
http://stoa.usp.br/jocax/files/1210/6911/geneticatexto40.htm

Parte 2:
http://stoa.usp.br/jocax/files/1210/6938/geneticatexto42.htm

Parte 3 :
http://stoa.usp.br/jocax/files/1210/6912/geneticatexto41.htm

Eu terei que carrega-los de novo?

Obrigado

Jocax

 

Palavras-chave: Arquivos desaparecidos

Postado por João Carlos Holland de Barcellos em Stoa: dúvidas, bugs e sugestões | 4 comentários

fevereiro 15, 2012

user icon
Postado por Equipe Stoa

 

Bem-vindos ingressantes da USP!

Vejam o "Mini" manual com dicas para recém ingressantes  dicas de sobrevivência imprescindível.

O manual foi iniciado pela Andréa e agora é um documento colaborativo que todos podem editar.

O texto pode ser re-distribuído e re-usado sob as condições da licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial

 

Palavras-chave: 2012, ingressantes, notícia, usp

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa | 0 comentário

user icon

Caros, gostaria de convidá-los para a exposição de um amigo artista plástico doutorando da Unicamp no dia 05/03. Aí vai uma descrição do trabalho dele.

Abs

 

Artista plástico da Unicamp cria alfabeto visual inspirado em conceitos freudianos

Assim como os preceitos do fundador da psicanálise, trabalhos apresentam uma característica sexual latente.
 Obra é resultado da disputa poética entre o consciente e o inconsciente do artista

A exposição Desenhos Ocultos/ Desejos Velados, do artista plástico Ricardo Morelatto, fica aberta para visitação na galeria do Instituto de Artes da Unicamp entre os dias 5 e 15 de março, com entrada gratuita. Nos 20 trabalhos da mostra, o artista apresenta imagens que formam um verdadeiro alfabeto visual em diferentes suportes e dimensões e criadas a partir de técnicas de velar/revelar desenvolvidas pelo autor.  

Inspirado no pai da psicanálise, o trabalho transpira conceitos de Sigmund Freud como recalque, ato falho, pulsões de vida e morte, consciente e inconsciente, entre outros. A exposição mostra ainda o desejo do artista de aprisionar em imagens algo impalpável e subjetivo, que, no processo criativo, deu lugar às alternativas de esconder e velar.

Um exemplo é a escolha do papel arroz como material de trabalho. Sobreposto em pequenas caixas acrílicas (13 x 16,5 cm), o papel, transparente, é capaz de ocultar parcialmente as imagens desenhas sem escondê-las por completo. Segundo o autor, “as caixas podem ser vistas como metáforas corporais, e o papel arroz, como a pele que os envolve”.

As referências corporais como a pele e os pelos, inclusive, são recorrentes no conjunto da obra. O próprio vocabulário imagético criado pelo artista foi desenhado em nanquim nos diversos suportes. O intuito foi simular pelos que, amalgamados, ocultam os traços aleatórios do artista, em mais um processo de veladura.

Importante destacar ainda que, apesar das obras terem sido criadas no trânsito entre a psicanálise e a arte, a proposta do artista não foi a de traduzir visualmente conceitos do pai da psicanálise, mas sim oferecer uma proposta criativa sobre eles. “É o momento em que a arte se apropria de preceitos eruditos para regurgitar gestos espontâneos de criatividade”, define o próprio artista.

Assim, o alfabeto visual formado pelo conjunto de imagens-sínteses, presente em todos os trabalhos e formado pela ampulheta, o anzol, a santa, os cabelos, a navalha, a faca, a forca, o rosário, o peão e a vulva, não tem a pretensão de ser um conjunto de imagens definitivas e correlatas dos conceitos freudianos mencionados, mas apenas inspirações poéticas a serem desfrutadas pelo público. 

A exposição faz parte da banca de defesa de Ricardo Morelatto para obtenção do título de Doutor em artes pela Unicamp, na linha de pesquisa de poéticas visuais, sob a orientação da Profa. Dra. Ivanir Cozeniosque Silva, que acontece no dia 5 de março, às 14 horas, e também é aberta ao público. Participam da banca do autor os artistas Alcindo Moreira Filho, Mario Fiori, Márcio Périgo, Louise Weiss e Ivanir Cozeniosque Silva (orientadora).

 

Ricardo Bruscagin Morelatto, artista plástico premiado no Brasil e no exterior, é formado em artes pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e  professor do curso de publicidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Serviço:

“Desenhos Ocultos/ Desejos Velados”
Quando: 05/03, às 14h
Onde:
Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/no. Prédio da Biblioteca Central – Térreo. Unicamp/ Campinas

Este post é Domínio Público.

Postado por Elaine Ferreira Lima em Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) | 0 comentário

fevereiro 13, 2012

user icon

O problema voltou...qdo acesso meu lattes, não aparece meu blog, mas só o de contatos de 2010...Obrigada

Postado por Gloria Kreinz em Stoa: dúvidas, bugs e sugestões | 0 comentário

fevereiro 06, 2012

user icon

Palestrante: Jonas Xavier, voluntário do Movimento Wikimedia e
estudante no IFPE - Recife

Local e horário: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e
Estatísica (IME) USP, Quarta-feira 8 de fev. às 15h

Resumo: A internet nos permite enxergar populações de pessoas, então
como podemos usar isso para entender melhor os eventos do nosso
'admirável mundo atual'? Nessa palestra quero falar sobre as relações
entre dados abertos e tendências sociais, bem como podemos usar essas
múltiplas ferramentas para compreender nosso mundo em mudança.

Em seguida:

Programa Global de Educação e Maratona Hacker

Programa piloto de educação da Wikimedia Foundation no Brasil
e Maratona Hacker

Palestrante: Everton Zanella Alvarenga (ou apenas Tom), voluntário da
Wikimedia Brasil, consultor da Wikimedia Foundation e representante da
Open Knowledge Foundation no Brasil

Local e horário: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e
Estatísica (IME) USP, após apresentação do Jonas Xavier

Resumo: Explicaremos sobre o programa de global de educação da
Wikimedia Foundation, que visa engajar estudantes, professores e
universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino,
capacitando novos wikipedistas, ensinando habilidades e competências e
principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia
em português. Mostraremos casos de sucesso que vem sendo aplicado no
Brasil desde 2011 e os planos do programa piloto de educação no Brasil
para 2012, com foco no projeto Embaixadores da Wikipédia, empregado
também em países como Estados Unidos, Canadá, Índia, Egito e outros.
Por fim, convidaremos todos interessados a participarem na construção
de uma Maratona Hacker a ser realizada no nordeste, em desenvolvimento
pela Wikimedia Foundation, Open Knowledge Foundation Brasil e
Wikimedia Brasil.

http://br.wikimedia.org/wiki/Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo/2012

Dúvidas e sugestões, entrar em contato através do email ezalvarenga
(ARROBA) wikimedia.org

Palavras-chave: wikimedia, wikipedia

Este post é Domínio Público.

Postado por Equipe Stoa em USP Eventos | 2 usuários votaram. 2 votos | 0 comentário

janeiro 28, 2012

user icon
Postado por macassis

Na minha opinião, trata-se de uma sequência bem simples de procedimentos. Primeiro, faça isto:

Estude com antecedência! Nada de deixar para a última hora ou esperar a prova ser marcada: estude para aprender, todos os dias em casa. Nesta foto está a lista de exercícios que resolvi durante uma disciplina: imagine ter que fazer isso as vésperas de uma prova? 
Claro que estudar cansa, mas para isso existem as bebidas a base de cafeína...


Que sempre te ajudam a manter o foco. Agora, se você não estuda durante as aulas e espera chegar a hora da prova para se preparar... bem, ainda resta uma última opção:

Postado por macassis | 1 usuário votou. 1 voto | 0 comentário

user icon
Postado por macassis

É um assunto pouco estudado, mas bastante falado.  O uso das novas tecnologias em sala de aula é realmente motivador: veja por exemplo, essa foto que tirei durante uma aula do curso de Mecânica 1 quando ainda estava na graduação...

E esta outra, de um trabalho em grupo na biblioteca, tirada na mesma época:

moral da história: se o professor dá uma aula ruim e não consegue motivar os alunos, o princípio do "gibi-dentro-do-livro"será sempre aplicável. Acontecia com os livros, acontece com o notebook, acontecerá com o tablet...

Postado por macassis | 0 comentário

<< Anterior