Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Começa ciclo de palestras sobre holocausto e antissemitismo

outubro 27, 2009

história
Começa ciclo de palestras sobre holocausto e antissemitismo
Na quarta-feira (28) tem início um ciclo de palestras intitulado O Holocausto como paradigma da barbárie do século XX, que acontecerá até dezembro, com encontros às quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas. O Holocausto (ou Shoah) será mostrado como o processo não-linear de perseguição, exclusão sócio-econômica, expropriação, guetoização e extermínio por meio de fome, doenças, exaustão pelo trabalho, fuzilamentos em massa e gaseamento por monóxido de carbono e Zyklon B dos judeus da Alemanha nazista e da Europa ocupada, ocorrido de 1933 a 1945.

A palestrante será a professora Ania Cavalcante, doutora em história pela USP com especialização pelo Yad Vashem de Israel e pesquisadora do módulo “Holocausto e Antissemitismo” do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

As datas das seis palestras serão:

"O conceito de Holocausto ou Shoah e as políticas antijudaicas na Alemanha nazista de 1933 a 1939", no dia 28 de outubro; "O universo concentracionário e as vítimas do nazismo de 1933 a 1939", no dia 4 de novembro; "A Segunda Guerra Mundial, a ocupação da Europa e a ampliação da violência antijudaica e do universo concentracionário, 1939 a 1945", no dia 11 de novembro; "Os guetos no Leste Europeu como antessala da 'Solução Final da Questão Judaica' 1940-1945", no dia 18 de novembro; "Assassinato em escala industrial nos campos de extermínio nos campos de extermínio (Belzec, Sobibor e Treblinka) e a ' Solução Final da Questão Judaica' ", no dia 25 de novembro; "A resistência judaica: resistência armada e espiritual nas cidades, nos guetos, nos bosques e nos campos de extermínio", no dia 2 de dezembro.

As palestras são gratuitas, mas é necessário inscrição prévia, que pode ser feita nos telefones (11) 3091-2441 / 3584 e email lei@usp.br. O local é a Sala de Reuniões do LEI, localizada na Casa de Cultura Japonesa da USP, na Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-2441 / 3584, email lei@usp.br