Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Primeiro transplante de medula óssea infantil no HC completa 20 anos

outubro 23, 2009

medicina
Primeiro transplante de medula óssea infantil no HC completa 20 anos
Neste mês, completa 20 anos a realização do primeiro transplante autólogo de medula óssea em crianças feito por um hospital público brasileiro - o Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O médico responsável pela cirurgia, professor Vicente Odone, hoje coordena a área de oncologia pediátrica do ICr.

Segundo explica Odone, a realização da técnica em um hospital público possibilitou o acesso a esse procedimento a crianças de todas as camadas sociais. Durante muitos anos, o ICr foi o único hospital público a oferecer essa modalidade de transplante, recebendo pacientes de todo o país. "Isso representou uma ajuda muito grande a crianças que, sem o transplante autólogo, teriam possibilidade de êxito praticamente nula", acrescenta o professor Odone.

Nesses 20 anos, cerca de 250 crianças realizaram o procedimento no ICr.

Com informações do Serviço de Comunicação e Marketing do Instituto da Criança do HC

Mais informações: (11) 3069-8507 / 3815-3686