Stoa :: USP Notícias :: Blog :: HC tem o primeiro canal de TV digital interativa do Brasil

outubro 23, 2009

comunicações
HC tem o primeiro canal de TV digital interativa do Brasil
Inaugurada no ano passado, a HCTV é o canal oficial de televisão do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e tem como meta difundir o conhecimento em saúde que lá se produz – de maneira aprofundada, porém em linguagem acessível para a população em geral. Primeira TV digital interativa do Brasil, todo o conteúdo está disponível no site da HCTV e também por tecnologia de internet móvel via iPhone. No primeiro ano de atividade, contou com mais de 300 mil acessos e mais de 40 horas de material produzido, em alta definição.

Com a missão de compartilhar com a população as informações, práticas, estudos e pesquisas e reflexões desenvolvidos no maior complexo de saúde pública da América Latina, o canal esta disponível para 60 milhões de pessoas, por meio de uma plataforma múltipla, que inclui, além da internet, o acesso por aparelho celular (no sistema 3G) e uma rede interna de aproximadamente 100 televisores no HC. “Além de um serviço de utilidade pública, a HCTV tem o papel de levar ao conhecimento da sociedade brasileira a excelência de uma produção científica que é reconhecida internacionalmente”, diz Marcos Boulos, diretor da FMUSP.

Além do conteúdo de excelência, a HCTV é inovadora por seu formato, sua tecnologia e sua plataforma múltipla de comunicação. De acordo com Roberto Barbeiro, diretor executivo da HCTV, um dos diferenciais do canal é o formato de TV para a web. “Ao acessar o site do canal, o internauta já tem acesso direto ao programa que está sendo exibido e, ao mesmo tempo, tem acesso a um menu com a programação completa”, comenta. Esta característica diferencia a HCTV dos outros canais e sites de TV na internet, que possuem vídeos on-demand, ou seja, o internauta escolhe o vídeo a que quer assistir, assim como escolheria um link para uma matéria ou para um acervo de fotos.

Os diferentes formatos do conteúdo da HCTV têm como fonte todo o corpo clínico de pesquisadores, de professores e demais profissionais de saúde do HC, incluindo os 62 laboratórios de investigação médica da FMUSP. “Para nós é um instrumento importantíssimo para disseminar as práticas desenvolvidas dentro do Hospital”, analisa José Manoel de Camargo Teixeira, Superintendente do HC.

Com informações da Assessoria de Comunicação do HC

Mais informações: (11) 3024-9290, www.hctv.com.br