Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Anel de Blogs Científicos, da FFCLRP, aceita cadastros

outubro 19, 2009

divulgação
Anel de Blogs Científicos, da FFCLRP, aceita cadastros

Em março do ano passado, eram 25. Hoje são mais de 250 os blogs de ciências naturais, sociais e humanidades, organizados por categorias e cadastrados no Anel de Blogs Científicos, que interliga interessados em divulgar ciência por meio de blogs e tem como objetivos mapear toda a blogosfera científica de países de língua portuguesa.

O Anel foi criado pelo Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria (LDCC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O professor Osame Kinouchi Filho, um dos coordenadores do projeto, acredita que os principais blogs científicos de qualidade encontram-se no portal. Os próximos passos serão coletar informações estatísticas sobre esses blogs, para estabelecer o crescimento do número de blogs nesta categoria, ao longo do tempo, a distribuição geográfica, o tempo de vida, e estudar o impacto do twitter na dinâmica dos blogs.

Para o Kinouchi, é gratificante o nascimento de blogs de qualidade e com informações idôneas, o que dá maior visibilidade para esse tipo de mídia. “Esse é um meio de comunicação simples, direto e que oferece debate para o público”, comemora.

Apesar do ataque de hackers ao servidor, o portal está funcionando normalmente e novos blogs são adicionados diariamente. O blog é gerenciado atualmente pelos estudantes de iniciação científica Gustavo Miranda Forte e Lucas Hypólito. Para participar do portal, é preciso solicitar o cadastramento no endereço http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc e colocar um link para o ABC na barra lateral. Outra possibilidade é indicar um blog de ciência, enviando mensagem para o email lucashyp/@gmail.com.

Mais informações: (16) 3602-3712 / 3779