Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Anel de Blogs Científicos, da FFCLRP, aceita cadastros

outubro 19, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/ciencias/17699-anel-de-blogs-

divulgação
Anel de Blogs Científicos, da FFCLRP, aceita cadastros

Em março do ano passado, eram 25. Hoje são mais de 250 os blogs de ciências naturais, sociais e humanidades, organizados por categorias e cadastrados no Anel de Blogs Científicos, que interliga interessados em divulgar ciência por meio de blogs e tem como objetivos mapear toda a blogosfera científica de países de língua portuguesa.

O Anel foi criado pelo Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria (LDCC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O professor Osame Kinouchi Filho, um dos coordenadores do projeto, acredita que os principais blogs científicos de qualidade encontram-se no portal. Os próximos passos serão coletar informações estatísticas sobre esses blogs, para estabelecer o crescimento do número de blogs nesta categoria, ao longo do tempo, a distribuição geográfica, o tempo de vida, e estudar o impacto do twitter na dinâmica dos blogs.

Para o Kinouchi, é gratificante o nascimento de blogs de qualidade e com informações idôneas, o que dá maior visibilidade para esse tipo de mídia. “Esse é um meio de comunicação simples, direto e que oferece debate para o público”, comemora.

Apesar do ataque de hackers ao servidor, o portal está funcionando normalmente e novos blogs são adicionados diariamente. O blog é gerenciado atualmente pelos estudantes de iniciação científica Gustavo Miranda Forte e Lucas Hypólito. Para participar do portal, é preciso solicitar o cadastramento no endereço http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc e colocar um link para o ABC na barra lateral. Outra possibilidade é indicar um blog de ciência, enviando mensagem para o email lucashyp/@gmail.com.

Mais informações: (16) 3602-3712 / 3779

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.