Stoa :: USP Notícias :: Blog :: IEA lança obra digital sobre mudanças climáticas

outubro 19, 2009

adaptação
IEA lança obra digital sobre mudanças climáticas

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lançou em setembro o livro Public Policy, Mitigation and Adaptation to Climate Change in South América - em tradução literal, “Políticas públicas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas na América do Sul”. A obra reúne contribuições de participantes da terceira Conferência sobre Mudanças Globais — América do Sul, realizada em novembro de 2007, pelo Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto.

A conferência teve a participação de mais de 500 pesquisadores de várias partes do mundo. O objetivo foi explicar tanto a dinâmica do clima quanto as alterações que sua variação pode gerar, em especial às atividades humanas. Com 280 páginas, o livro traz as exposições dos integrantes das mesas-redondas e uma seleção dentre os 120 trabalhos apresentados.

Gratuita e disponível apenas em formato digital, a obra aborda as mudanças climáticas sob quatro perspectivas: relações internacionais e políticas públicas, mitigação, adaptação e consequências aos sistemas naturais. Os editores são Pedro Leite da Silva Dias, Wagner Costa Ribeiro, João Lima Sant’Anna Neto e Jurandir Zullo Junior.

O arquivo com o livro pode ser baixado no site do IEA.

Com informações da divisão de Comunicação do IEA

Mais informações: (11) 3091-1692, email mbellesa@usp.br