Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Primeiro turno para escolha do novo reitor começa nesta terça-feira (20)

outubro 19, 2009

eleições
Primeiro turno para escolha do novo reitor começa nesta terça-feira (20)
Começam nesta terça-feira (20), às 9 horas, em todas as unidades da USP, as eleições que indicarão o novo reitor da Universidade, no período entre 2009 e 2013.

Neste primeiro turno, o colégio eleitoral, composto por membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária), define a lista dos oito nomes mais votados para o segundo turno, por meio do voto de 1900 representantes. Cada eleitor tem direito a um voto, contendo, no máximo, três nomes de professores titulares da USP.

A votação será encerrada às 13 horas, horário após o qual as urnas dos campi do interior são encaminhadas para a Cidade Universitária, na capital. A apuração começará no mesmo dia, na sala do Conselho Universitário (Co). Todos os votos são misturados e dividos entre as mesas apuradoras.

Segundo turno
Dos oito nomes indicados no primeiro turno, a segunda etapa das eleições, n odia 10 de novembro, denifirão uma lista tríplice de candidatos.

As eleições começarão às 13 horas, e o primeiro escrutínio se encerra às 14h30. Se houver necessidade, acontecerão o segundo e terceiro escrutínios.

Ao fim da apuração, os três professores mais votados são proclamados eleitos. A lista tríplice será enviada o governador José Serra, a quem cabe a escolha do novo reitor.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP