Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Quarto Encontro Butantan Amazônia acontece em Santarém (PA)

outubro 16, 2009

pesquisa
Quarto Encontro Butantan Amazônia acontece em Santarém (PA)

O Instituto Butantan realiza entre os dias 20 e 30, a quarta edição do Encontro Butantan Amazônia, que este ano tem como tema “Biodiversidade e Pesquisa de Animais Peçonhentos na Amazônia”. O encontro reúne em Santarém (PA) pesquisadores de diversas instituições.

Os Encontros Butantan Amazônia tiveram início em 2006. Eles incluem atividades didáticas e discussões científicas. “Existe uma preocupação em estender as discussões para conhecimento das comunidade por meio de oficinas com estudantes e professores do ensino fundamental e médio, agentes de saúde e lideranças comunitárias”, explica Giuseppe Puorto, coordenador do projeto e pesquisador do Instituto Butantan.

Para este encontro, o Butantan levará uma inovação: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTOX) sediado no instituto, que estuda as ações quantitativas e qualitativas de toxinas, bioprospecção e sua respectiva imunidade e resistência inata ou adquirida de processos de envenenamento e respostas terapêutica.

Os projetos do INCTTOX em colaboração com os Laboratórios da Amazônia são direcionados às pesquisas de bioprospecção de venenos de serpentes e escorpiões e, também, de plantas regionais que contenham princípios ativos que inibam enzimas ou toxinas. “A idéia é levar à descoberta de novas moléculas com atividade terapêutica”, explica Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant’Anna, pesquisador cientifico e coordenador do INCTTOX.

Entre os participantes estarão presentes o Otavio Mercadante, diretor do Instituto Butantan, além de pesquisadores do Butantan, integrantes da ONG Saúde & Alegria e professores das universidades e institutos como a UFPA/Santarém, UEPA, FIT, IESPES, UNIAM, MPEG e NUMETROP.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Instituto Butantan

Mais informações: (11) 3726-7222 – ramais 2063 / 2264 / 2326, site www.butantan.gov.br/amazonia