Stoa :: USP Notícias :: Blog :: USP abre inscrições para seminário latino-americano sobre direitos indígenas

outubro 08, 2009

direitos humanos
USP abre inscrições para seminário latino-americano sobre direitos indígenas
Em 9 e 10 de novembro, a USP realiza a primeira edição do Seminário latino-americano de povos indígenas e direitos humanos, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

O objetivo do encontro é ampliar os debates sobre direitos indígenas no continente. No evento, serão analisados os modelos de políticas multiculturais, os Estados plurinacionais, a nova normatividade internacional, bem como o desenvolvimento dos movimentos indígenas na América Latina.

Entre os participantes, há personalidades que têm se destacado na construção e na análise teórica da cidadania indígena, como Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito (FD) da USP, Rodolfo Stavenhagen, sociólogo mexicano e professor emérito e pesquisador do Colegio de México, e Luis Tapia Mealla, coordenador do doutorado em Ciências do Desenvolvimento na Universidad Mayor de San Andrés, na Bolívia.

O evento é parte das atividades da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A iniciativa foi desenvolvida pelo Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas em parceria com a Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP). Participam também da organização do evento um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma do México e da Universidade Pedagógica Nacional, ambas no México, e do Centro de Investigación Bartolomé de las Casas, no Peru.

A participação é aberta ao público geral. Os interessados em receber certificado deverão realizar sua inscrição no site do seminário e ter presença em todas as atividades.

A EACH fica na Rua Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Mais informações: (11) 9739-8055, com Renato Eliseu, site http://direitos indigenas.wikidot.com, email direitosindigenas@gmail.com