Stoa :: USP Notícias :: Blog :: ECA sedia "Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual"

outubro 06, 2009

ECA recebe encontro nacional de pesquisa em cinema e audiovisual

De terça (6) até sexta-feira (9) a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP será sede de um importante evento da área de cinema e audiovisual. Trata-se do 13º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), que fica com as inscrições abertas no local durante a terça e a quarta-feira.

Realizado anualmente, o Encontro se destina a pesquisadores, alunos e professores que de alguma forma se ocupam da pesquisa em cinema, televisão, vídeo e mídias interativas. Os seminários temáticos, mesas-redondas e apresentações individuais desta edição incluem como temas, entre outros: cinema e mercado; processos de criação; documentário; design e efeitos visuais; autoria; cinema português; cinema latino-americano; cinema como arte, e vice-versa; cinema e política; cinema e corpo; estudos do som; cinema e educação; tecnologia e percepção; cinema e televisão; crítica.

Socine
A Socine reúne pesquisadores de diversas universidades, e vários professores da USP estão entre os seus fundadores, criada em 1996 com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas diferentes manifestações. Atualmente a entidade – que também faz parte do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – conta com mais de 360 sócios, a maioria deles professores e alunos de pós-graduação e graduação.
Além disso, haverá uma palestra de abertura às 20 horas na Cinemateca Brasileira com o professor Vicente Biosca (da Universidad de Valencia), que falará sobre o imaginário da Guerra Civil Espanhola. “A Guerra Civil Espanhola”, escreve o professor, “ocorreu em um momento chave da história da informação e da visibilidade: a circulação relativamente livre de repórteres, o uso de câmeras fotográficas leves, a circulação e o intercâmbio dos noticiários cinematográficos, o auge das revistas ilustradas e do fotojornalismo”. Esses fatores a definem como momento chave no estabelecimento de gêneros bélicos.

Segundo a professora Esther Império Hamburger, chefe do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA, a programação do evento revela a riqueza das diversas abordagens presentes nos múltiplos trabalhos, que apresentam as relações entre cinema e os demais campos. Para ela, “o Encontro representa mais uma conquista de uma área que vai ficando mais densa a cada reunião”, e o número de participantes reflete este crescimento. “A área tende a crescer com o reconhecimento, também cada vez maior, do papel central que o cinema, o rádio, a televisão e as mídias interativas desempenham na história e no mundo contemporâneo. O número crescente de publicações – e o Encontro contará com lançamento de livros – é outro indício desse crescimento”, avalia.

A professora ressalta ainda o esforço da Universidade, que inaugurará em breve o novo edifício do CTR, depois de dez anos de reforma. “O novo prédio apresenta condições inovadoras de realização e nos desafia a melhorar ainda mais a performance de nossos cursos de graduação e pós-graduação. E sediar um evento como este ajuda na divulgação do departamento e da Escola, especialmente nesse momento, em que, além da inauguração do prédio, inicia-se um novo programa de pós-graduação: Estudos de Meios e Processos Audiovisuais”.

Premiação
Na sexta-feira (9), durante o evento, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura lançará o Prêmio SAV de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), que vai contemplar com a publicação de um livro pesquisas e estudos acadêmicos ou independentes sobre cinema e audiovisual brasileiro.
Serviço
O 13º Encontro da Socine é aberto. Para o obtenção de certificado, é necessário inscrever-se como ouvinte até quarta-feira (7) na secretaria do evento, na ECA, mediante preenchimento de ficha e pagamento em cheque ou dinheiro, de acordo com as seguintes categorias:
- alunos de graduação do CTR e do Senac: grátis (sem direito a kit com material);
- demais alunos de graduação e professores da rede pública: R$ 30,00 (com direito a kit com material);
- pós-graduandos: R$ 50,00;
- professores e profissionais: R$ 100,00.

Os certificados serão enviados em PDF, por email, após a realização do evento. Haverá transmissão ao vivo de duas sessões diárias pela IPTV, no site www.iptv.usp.br.

A ECA, onde acontecem as mesas, fica na Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A Cinemateca Brasileira, onde será ministrada a palestra de abertura, fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo email socine@gmail.com, pelo site http://socine.org.br/encontro13, que também traz a programação completa do Encontro, ou pelo telefone (11) 3091-4332.