Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Tese de doutora pela FSP sobre vitamina D e adolescentes recebe prêmio

outubro 06, 2009

nutrição
Tese de doutora pela FSP sobre vitamina D e adolescentes recebe prêmio
A tese de doutorado Prevalência de insuficiência de Vitamina D em adolescentes saudáveis, de autoria da nutricionista Barbara Satarosa Emo Peters, defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ganhou o prêmio de "Melhor Tema Livre na Área Clínica", durante a oitava edição do Congresso Iberoamericano de Osteología Y Metabolismo Mineral, realizada no início do mês em Foz do Iguaçu (PR).

Sob orientação da professora Lígia Martini, o trabalho premiado teve como objetivo avaliar o estado nutricional da vitamina D em um grupo de 136 adolescentes saudáveis com média de idade de 18,2 anos, selecionados em uma escola pública do interior paulista. A conclusão foi que, mesmo em um país ensolarado como o Brasil, a insuficiência de vitamina D foi muito elevada entre os adolescentes avaliados.

A pesquisa já recebeu, em 2006, o prêmio "Young Investigator Award" da American Society of Bone and Mineral Research.

Mais informações:(11)3731-7185, email bpeters@usp.br, com Bárbara Peters.