Stoa :: USP Notícias :: Blog :: FFCLRP oferece programação em homenagem à astronomia

outubro 05, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/sociedade/17579-ffclrp-oferec

extensão
FFCLRP oferece programação em homenagem à astronomia
Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promoverá em outubro, novembro e dezembro uma programação especial voltada a alunos do ensino médico e educadores.

O curso Alfabetização celeste terá três turmas, nos dias 14 de outubro, 18 de novembro e 2 de dezembro, das 18 às 21 horas. O objetivo é ensinar a situar e identificar constelações, planetas, satélites e outros corpos celestes, a partir de aula teórica e prática. Serão utilizadas maquetes, modelos e simulações em computador e haverá observações do céu a olho nu ou por meio de telescópio e binóculo. As aulas acontecem no Laife e na Associação Ribeiraopretana dos Funcionários da USP (Arfusp), no campus de Ribeirão Preto (Av. dos Bandeirantes, 3900).

Também como parte da programação, o ciclo de palestras Dialógos improváveis vai receber especialistas e não-especialistas para abordar aspectos controversos de dois temas da astronomia. No dia 16 de outubro, às 17 horas, os professores Giulia Crippa, Amando Ito e Luciano Bachmann debatem "O Homem na Lua: Verdade ou ficção?". No dia 12 de novembro, também às 17 horas, o tema é "Astrologia e Astronomia: o papel dos mitos na construção da Ciência", com os professores Marco Antonio de Almeida, Antonio Carlos Roque e Luciano Bachmann, todos da FFCLRP. As discussões serão no Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, na Av. Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto.

As inscrições para ambas as atividades são gratuitas e podem ser feitas individualmente ou em grupo de escolares, pelo telefone (16) 3602-3740.

E de 26 a 30 de ouutbro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, também no Eceu, acontece uma mostra com 25 painéis sobre temas da astronomia e sua relação com outras áreas do conhecimento. São textos e imagens  que falam sobre diversos temas, como história da astronomia, astronomia e ciclos da vida, astronomia e espaço geográfico, a conquista da Lua e universo em evolução. A visitação é aberta e gratuita. Escolas podem agendar acompanhamento de monitores para suas turmas pelo telefone (16) 3602-3740.

Mais informações: (16) 3602-3792, com a professora Clarice Sumi Kawasaki, ou (16) 3602-4453, com o professor Marcelo Tadeu Motokame


Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.