Stoa :: USP Notícias :: Blog :: EESC participa de competição nacional de aerodesign

outubro 03, 2009

aeronáutica
EESC participa de competição nacional de aerodesign
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participa da 11ª edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontece em São José dos Campos, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), entre os dias 22 e 25. São 91 equipes, de 16 estados, além do Distrito Federal, e de países como Venezuela, México e Índia.

A equipe da EESC faz testes num pequeno avião, um monoplano com motor elétrico e asas, profundor e o leme nervurados. Madeira balsa, fibra de carbono e Kevlar laminados com resina são alguns dos materiais usados na estrutura do projeto, que tem superfícies aerodinâmicas recobertas por plástico mais leve e resistente. “O avião é extremamente leve, mas capaz de transportar várias vezes o seu próprio peso”, avisa Sheela Khusal, capitã da equipe.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta e da Classe Micro que obtiverem a melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares, na Classe Regular e Classe Aberta. A East Competition é realizada pela SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

O CTA fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941, Parque Martim Cererê, São José dos Campos.

Mais informações: (11) 4435-0000; site www.saebrasil.org.br; email msdiogo@companhiadeimprensa.com.br, com Maria do Socorro Diogo