Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Professor da FMUSP recebe prêmio suíço de psiquiatria

setembro 23, 2009

Premiação
Professor da FMUSP recebe prêmio suíço de psiquiatriaWagner Farid Gattaz, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, foi contemplado com o Prêmio Burghölzli de Psiquiatria Epidemiológica e Social 2009. Criada em 1999 pela Clínica de Psiquiatria da Universidade de Zurique (Suíça), a premiação é conferida a cada dois anos.

A premiação de Gattaz, ocorrida no último dia 18,  tem como base suas pesquisas sobre a esquizofrenia e as contribuições do acadêmico para o desenvolvimento da psiquiatria na América Latina. Seu nome foi escolhido por um comitê científico, presidido por Wulf Rossler, Catedrático de Psiquiatria Social da Universidade de Zurique. A entrega ocorreu durante a quinta Conferência Internacional de Zurique, cujo tema foi esquizofrenia.

Este é o segundo prêmio internacional relevante recebido pelo professor este ano. Em junho, Gattaz foi agraciado com o Prêmio de Pesquisa da World Federation of the Societies of Biological Psychiatry, um dos mais representativos na área de psiquiatria biológica, outorgado pela federação que representa as sociedades de psiquiatria biológica de 65 países.

Com informações da assessoria de imprensa do IPq

Mais informações: www.hcnet.usp.br/ipq