Stoa :: USP Notícias :: Blog :: HC adota instrumento de checagem para tornar cirurgias mais seguras

setembro 22, 2009

Saúde
HC adota instrumento de checagem para tornar cirurgias mais segurasO Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) adotou recentemente o Time Out, instrumento de checagem para tornar as cirurgias mais seguras.

O sistema, utilizado desde junho, funciona assim: antes de cada procedimento, um questionário é aplicado em sala cirúrgica. A equipe médica checa uma lista de dados. São cerca de 20 itens, conferidos em três etapas do processo operatório: antes da indução da anestesia, antes da incisão na pele e antes da saída do paciente da sala cirúrgica. As informações são confirmadas em voz alta e na presença de médicos, enfermeiros e anestesista.

A intenção do Instituto é aumentar a segurança do paciente cirúrgico, com a adoção de práticas baseadas em evidência. A iniciativa segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que lançou a campanha Cirurgia Segura Salva Vidas. Em outros países onde a lista de checagem foi adotada, houve uma redução de 50% nas mortes e 63% nas complicações cirúrgicas.

Para colocar em prática o Time Out, equipes foram treinadas e capacitadas para a aplicação do novo modelo. Muitas das verificações já eram rotinas no hospital. O que a gestão almeja é implantar uma conferência mais elaborada, rigorosa e sistematizada, de acordo com recomendações da OMS. De 10 itens, o hospital passou a verificar cerca de 20 itens, dependendo da complexidade do procedimento.

Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Central do HC

Mais informações: www.hcnet.usp.br