Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Cinusp exibe mostra dedicada a Eduardo Escorel e promove curso com o diretor

setembro 22, 2009

Cinema
Cinusp exibe mostra dedicada a Eduardo Escorel e promove curso com o diretorA partir de segunda-feira (28) o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) exibe a mostra Eduardo Escorel, que reunirá as obras mais importantes do diretor paulistano. Ao final do evento, entre 7 e 9 de outubro, Escorel ministrará um curso gratuito em que apresentará os impasses do cinema documentário contemporâneo, tomando como ponto de partida filmagens e gravações próprias.

Escorel foi um dos principais montadores do Cinema Novo, parceiro recorrente de Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade, possuindo um papel fundamental em filmes como Terra em Transe, Macunaíma e Cabra Marcado para Morrer. Como diretor, função que desempenhou com maior regularidade a partir dos anos 80, optou por um processo de criação bastante variado. Realizou longas-metragens ficcionais, flertou com o universo de Mário de Andrade (Chico Antônio – O Herói sem nenhum caráter), documentou personalidades importantes (Bethânia bem de perto – a propósito de um show e Deixa que eu falo, sobre a vida e obra de Leon Hirszman), além de assumir uma série de filmes que, de uma forma ou de outra, retratam aspectos da realidade sócio-política nacional (35 - Assalto ao Poder, O Tempo e o Lugar e Vocação do Poder). A programação completa da mostra está disponível no site do Cinusp.

As inscrições para o curso poderão ser feitas a partir das 12 horas de quarta-feira (30), pelo email cinusp@edu.usp.br. As primeiras 120 mensagens enviadas, contendo nome, número do RG e profissão (ou curso), serão automaticamente inscritas. A relação dos selecionados estará disponível no site do cinema a partir de 2 de outubro.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, favo 37, Cidade universitária, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cinusp

Mais informações: (11) 3091-3540, email cinusp@edu.usp.br, site www.usp.br/cinusp