Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Professora do Cepeusp dá dicas para correr a 46ª Volta da USP

setembro 21, 2009

prepare-se
Professora do Cepeusp dá dicas para correr a 46ª Volta da USP

Apesar de a Volta da USP não ser uma prova que exige tanto do atleta, não basta se inscrever e correr. É necessário estar preparado. Para isso, a professora de educação física Ivelise Cagliari, que dá treinamento de corrida no Cepeusp, dá algumas orientações.

- Como para qualquer atividade física, é recomendável se submeter a um exame médico antes de praticar caminhada ou corrida. A frequência cardíaca máxima (FCM) para cada pessoa pode ser aferida em um teste de esforço, feito em laboratórios especializados.

- Para a corrida de cinco quilômetros ser realizada com uma boa média de tempo, aconselha-se um tempo mínimo de treinamento de três meses, praticando corrida três vezes por semana, de 30 a 60 minutos.

- Já para correr os dez quilômetros com um certo conforto, o ideal são de quatro a cinco meses de treinamento, com a mesma frequencia semanal.

- Para saber se o ritmo da corrida está adequado, é muito importante o uso de um frequencímetro, que monitora a frequência cardíaca. Estar por muito tempo acima de 80% da sua frequência eleva demais a temperatura corporal e multiplica o risco de lesões musculares, já que a chegada de oxigênio aos músculos torna-se insuficiente.

- Uma dica que vale para qualquer corrida: faça um bom aquecimento antes de entrar na prova. Um trote leve de dez minutos, e alongamento, também por dez minutos, já ajudam bastante. Chegar em cima da hora e entrar direto na pista não é uma boa ideia: a adrenalina sobe, você tenta acompanhar os outros corredores, e nem sempre segue no ritmo certo para o início.

- Monitorando seus batimentos, divida a prova em três partes: a primeira com uma frequência cardíaca mais baixa, em torno de 60% da máxima; a segunda um pouco mais intensa, até 70%; e a terceira até 80% da sua FCM.

- Finalmente, mas não menos importante: cuide da hidratação, ingerindo água ou isotônicos, antes, durante, e depois da prova. Já chegar hidratado também é uma boa pedida: basta, no dia anterior, beber um pouco mais de água do que o seu habitual – mas sem exagerar, claro.

Saiba mais sobre a 46ª Volta da USP