Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Livro discute a cooperação científica entre Brasil e Japão

setembro 21, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/sociedade/17473-livro-discute

história
Livro discute a cooperação científica entre Brasil e Japão
A obra Centenário Brasil-Japão: USP e a Cooperação Científica Nipo-Brasileira (Algumas pesquisas que fizeram esta história) (Editora Funpec, 153pp.) elaborada no ano passado, nas comemorações dos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, será lançada nesta quinta-feira (24), às 11 horas, no Centro de Informática de Ribeirão Preto da USP.

Com 5,6 mil professores, a USP contava com 295 descendentes de japoneses em 2008, segundo dados das Unidades de Ensino. Levantamento realizado em duas bases de dados indicou mais de 800 trabalhos publicados no período de 1974 e 2007, envolvendo pesquisadores de instituições brasileiras e japonesas.

O livro traz um resumo dos 35 trabalhos de pesquisadores japoneses e brasileiros mais citados na literatura científica em cada área do saber. Acompanha o resumo, relato sobre a interação, apoio, vínculos, influências, principais resultados e benefícios acadêmico-científicos, reflexos, fomento e solidificação das relações, decorrências, semelhanças e diferenças, oriundas da parceria.

A obra foi organizada pelos professores Amando Siuiti Ito, José Aparecido Da Silva, Oswaldo Baffa Filho, pela bibliotecária Sumeire Takahashi de Oliveira, todos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Rosemary Conceição dos Santos, doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O livro está à venda no site da Editora.

Mais informações: www.funpecrp.com.br/loja

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.