Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Lançamento da Humanitas investiga representação do japonês no imaginário político brasileiro

setembro 21, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/cultura/17470-lancamento-da-h

Livro
Lançamento da Humanitas investiga representação do japonês no imaginário político brasileiroA Editora Humanitas, ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou recentemente o livro O Perigo Amarelo: imagens do mito, realidade do preconceito (285 p., R$ 33,00), escrito por Márcia Yumi Takeuchi.

A autora resgata as diferentes formas de representação do japonês no imaginário político brasileiro, com ênfase nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Identifica as variações dessas imagens nos meios intelectual e político que, por um lado, atribuíam ao nipônico o estereótipo de "bom trabalhador" e, por outro, o estigmatizavam como estrangeiro inassimilável, perigoso à segurança nacional. Avalia a política de nacionalização, a xenofobia e a repressão empreendidas pelo governo Vargas que, a partir de 1938, levaram a colônia japonesa radicada no Brasil a viver tempos difíceis.

Mais informações: (11) 3091-2920 / 4593, site www.editorahumanitas.com.br

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.