Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Doutorandas da FOB conquistam prêmios em congresso de pesquisa

setembro 19, 2009

odontologia
Doutorandas da FOB conquistam prêmios em congresso de pesquisa
Duas doutorandas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP receberam prêmios na 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada entre os dias 9 a 13, em Águas de Lindóia, São Paulo.

A aluna Vivien Thiemy Sakai, do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FOB, foi destaque e recebeu o Prêmio Hatton destinado a jovens pesquisadores. O trabalho apresentado, Mecanismos envolvendo a diferenciação de células-tronco pulpares em odontoblastos funcionais e células endoteliais angiogênicas, é a sua tese de doutorado realizada na modalidade “doutorado sanduíche”, numa parceria de cooperação científica entre a FOB e a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Seus orientadores foram os professores doutores Jacques Nör, da Universidade de Michigan, e Carlos Ferreira dos Santos, da FOB. Este prêmio credencia Vivien Sakai a representar o Brasil no maior evento mundial de pesquisas em odontologia, o IADR General Session (International Association for Dental Research/Associação Internacional de Pesquisa Odontológica), que ocorrerá em Barcelona, na Espanha, em julho de 2010.

A doutoranda Sylvie Brener, do Curso de Pós-graduação em Patologia Bucal da FOB, obteve o segundo lugar no Fórum Científico da SBPqO. Sylvie foi orientada pela professora doutora Denise Tostes Oliveira, da Disciplina de Patologia da FOB, com o trabalho Papel do complexo SP/NK-1R na proliferação celular em carcinomas espinocelular.

Este trabalho de pesquisa é resultado de uma parceria entre a FOB, tendo como representante a professora Denise Tostes Oliveira, e a Universidade de Granada, na Espanha, por meio do professor doutor Miguel Ángel Gonzáles Moles, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Mobilidade Internacional de Pós-graduandos/Programa Santander/Banespa.

Com informações da assessoria de imprensa da FOB