Stoa :: USP Notícias :: Blog :: 14ª Semana de Arte e Cultura da USP tem atividades em nove cidades do Estado

setembro 18, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/cultura/17452-14o-semana-de-a

extensão
Semana de Arte e Cultura oferece centenas de opções gratuitas de lazerA rotina da USP vai mudar a partir deste sábado (19), quando começa a 14ª edição da Semana de Arte e Cultura. Serão nove dias de atividades gratuitas em todos os campi da Universidade, além de Itu e Santos. Promovida pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a semana terá 163 eventos no total, 98 só na cidade de São Paulo. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Para o pró-reitor Ruy Altafim, esta é a realização que mais mostra “a relevância da cultura como meio de integração da USP com a sociedade, e das atividades artísticas e culturais na promoção dos valores humanos.” Ele diz que estes valores nortearam a criação da semana, em 1997, e estão vivos até hoje.

Existem opções para todos os gostos: se você aprecia novidades cinematográficas, há sessões de vídeos produzidos pelos alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Se você prefere os clássicos, pode ir ao Cinema da USP (Cinusp) assistir à mostra dedicada a Glauber Rocha. Quem ama as tradições do interior paulista – ou deseja conhecê-las - poderá conferir a exposição “Arte e Artesanato do Vale do Paraíba”, que acontecerá na Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Já os entusiastas da capital poderão conhecer melhor a Casa de Dona Yayá, um dos patrimônios históricos da cidade e sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. O espetáculo “Olhares Sobre Yayá” volta até os tempos de Sebastiana de Melo Freire, a última moradora da casa, para contar a trajetória do local.

Mas não será uma semana só de arte e cultura. A universidade brasileira que mais realiza pesquisa não poderia deixar de promover eventos de divulgação científica como a exposição "Charles Darwin: Evolução Para Todos", em cartaz no Museu de Zoologia (MZ). Será mais uma oportunidade para o público conhecer a vida e a obra do naturalista inglês no ano de seu bicentenário. A exposição também explica como a teoria está ligada à pesquisa realizada no museu e dá uma amostra da fauna com que o pesquisador se deparou enquanto viajava ao redor do mundo. “A gente tem uma seção que imita cenograficamente os animais coletados por Darwin e remetidos para a Inglaterra”, explica Maria Isabel Landim, professora do MZ e coordenadora deste evento.

 
 Com nove dias de duração, a Semana de Arte e Cultura oferecerá 163 eventos gratuitos em nove cidades: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Itu e Santos

Haverá também atividades voltadas para a promoção da saúde e do bem estar da população, como a palestra “Mexa-se”, sobre os aspectos positivos da atividade física, e uma sessão de massoterapia, ambos no Hospital Universitário (HU), que participa da semana pela primeira vez.

Talentos ocultos
A semana também é a oportunidade de descobrir os talentos artísticos dos alunos, funcionários e professores da Universidade, que serão os protagonistas de muita das atividades. Você já imaginou que a pessoa sentada ao seu lado no trabalho pode ser miniaturista nas horas vagas? Ismael Penteado, que trabalha no almoxarifado do HU, também não. Até que ele viu com seus próprios olhos as miniaturas que um colega expôs no ano passado. “No dia-a-dia, você está no trabalho, na rotina, não sabe o que as pessoas fazem depois do expediente”, diz Ismael.

Nesta semana, os colegas de Ismael é que se surpreenderão. Seus retratos serão expostos no evento “Talentos do HU”, em que os funcionários do hospital exibirão seus dotes artísticos. Ele pinta desde sempre e foi aprimorando sua técnica com os anos, chegando a realizar cursos no Senac e na Escola Panamericana de Arte e Design. Mas só decidiu participar do evento depois dos pedidos de alguns amigos que conheciam seus desenhos. Mesmo com a aprovação dos colegas, ele não pensa em trocar o serviço no hospital, onde trabalha há cinco anos, por uma possível carreira artística. “Não tenho a pretensão de trabalhar só com arte. É mais um hobby, uma terapia mesmo.”

Serviço
A 14ª Semana de Arte e Cultura da USP vai dos dias 19 a 27, com atividades gratuitas em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Itu e Santos. A programação completa está disponível no site da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Fotos: Divulgação

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.