Stoa :: USP Notícias :: Blog :: FEARP treina funcionários para compras sustentáveis

setembro 16, 2009

conscientização
FEARP treina funcionários para compras sustentáveis
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP começou a treinar seus funcionários para incluir nas licitações critérios de sustentabilidade.

Segundo um dos coordenadores da experiência, o professor Rogério Calia, produtos sustentáveis são aqueles que, em relação aos convencionais, reduzem algum impacto ambiental ou social. “A questão básica é perguntar se os processos de compras estão favorecendo a eficiência energética ou o desperdício energético”, diz. “Teremos mais chances de formar a cultura profissional de um futuro administrador se, além de falarmos de sustentabilidade, nossos próprios computadores tiverem auto-suficiência energética e os lápis que usarmos serem de produção sustentável e não de madeira que vem do desmatamento da Amazônia, por exemplo.”

No mês passado foi realizado um curso com os funcionários envolvidos nos processos de compras. Participaram do treinamento funcionários dos setores de compras, manutenção, informática, serviços gerais e membros da comissão do USP Recicla na FEARP, além de pessoal de serviços terceirizados de limpeza e do restaurante.

Eles receberam informações  sobre o aquecimento global, a importância da sustentabilidade e como isso tem mudado alguns setores da economia, e a necessidade de coerência entre discurso e ação. Os participantes também simularam uma compra sustentável e utilizaram o site Catálogo Sustentável, da Fundação Getulio Vargas (FGV), para selecionar alternativas de produtos nessa linha. Além disso, compararam o desempenho energético e de sustentabilidade deles com os produtos adquiridos atualmente.

“Os funcionários nos deixaram claro que o gargalo é organizacional e não a Lei 8.666 do governo federal que regula as licitações. Precisamos comunicar, capacitar e depois ter mecanismos para mensurar os resultados”, afirma o professor.

Medidas práticas
Os funcionários também solicitaram que os aparelhos de ar condicionado comprados tenham o selo A Procel, fornecido pela Eletrobrás, que indica baixo consumo de energia, e não apresentem o gás HCFC-22, que tem alto impacto no aquecimento global. A copa e a limpeza terceirizada já estão utilizando, em fase de experiência, produtos concentrados e que não agridem o meio ambiente.

Luiz Carlos Santana, diretor do Departamento de Administração da Reitoria, explica que todas as unidades da USP que solicitem inclusão de requisitos de sustentabilidade nas licitações são atendidas, sempre que possível. “Não há uma ação coordenada. Essas iniciativas são pontuais dentro da Universidade.” Recentemente o governo do Estado ofereceu curso sobre compras sustentáveis para formação de gestores públicos no sentido de colocar itens de sustentabilidade nos editais.

As empresas que prestam serviços para a FEARP também estão participando da iniciativa. “Mostramos para esse pessoal a possibilidade que eles têm de reduzir o impacto ambiental que os seus serviços provocam. No futuro, nada impede que esse seja um dos critérios para renovação do contrato e novas contratações”, diz Rogério, que criou um roteiro de compras sustentável e busca agora outras iniciativas na Universidade.

Consumo Consciente
Quem tem interesse em comprar produtos sustentáveis pode preferir aqueles que têm o selo FSC Brasil, fornecido pelo Conselho Brasileiro de Organização Floresta, que garante que não houve desmatamento em sua produção. Para evitar consumo desnecessário de energia, pode checar no produto o selo Procel A, de eficiência energética. Também é possível comprar válvulas de descarga com duplo acionamento e arejador para torneiras, que diminuem o consumo de água. Por fim, é possível checar quanto do produto tem material reciclado e se é reciclável.

Tamém participam da iniciativa os professores Rudinei Toneto Junior e André Lucirton, da FEARP.

Mais informações: (16) 3602-4482, email calia@fearp.usp.br, com Rogério Calia