Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Edusp inaugura livraria com amplo espaço, programação cultural e diversidade de títulos

setembro 15, 2009

livros
Com diversas atrações, nova loja da Edusp traz conceito amplo de livraria

Novo espaço será ponto de encontro para a comunidade universitária
Sonho de quase uma década, a nova livraria da Editora da USP (Edusp), na Cidade Universitária, sai do projeto para a realidade e abre suas portas no dia 8 de outubro, às 18 horas. Mas o que será inaugurado é muito mais que uma simples loja nova. “Queremos que o espaço seja um ponto de encontro da comunidade de estudantes, professores e leitores em geral – uma livraria de fato, e não mais um ponto de venda”, afirma o professor Plinio Martins Filho, diretor-presidente da editora.

Foi levando isso em consideração que as novidades da livraria foram pensadas. Além de um charmoso café ao lado, a Edusp contará com um espaço para exposições e com uma programação de atividades culturais que incluem lançamentos e conversas com convidados, que se planeja serem transmitidas semanalmente na Rádio USP, no programa Conversas de Livrarias.

“Fundadores da USP” é o tema previsto para a primeira das exposições (ainda sem data definida), que acontecerá na praça em frente à loja. Como explica Martins Filho, “a ideia é trazer imagens e biografias dos primeiros professores – boa parte deles estrangeiros – e alunos formados pela Universidade, logo após sua fundação, além de documentos como planos de aula e materiais didáticos daquela época”. A exposição também coloca em evidência a inauguração da livraria em 2009 como parte das comemorações pelos 75 anos da USP.

Este é o terceiro projeto elaborado para a nova loja da Edusp, e aproveita parte do espaço onde
já existia a livraria central

Quem foi João Alexandre Barbosa
Falecido em 2006, aos 69 anos, o escritor, crítico e professor de literatura que dá nome à nova loja da Edusp foi diretor da editora e também pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP entre os anos de 1990 e 1993, quando criou o Projeto Nascente, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) e o Projeto Universidade da Terceira Idade. Como diretor-presidente da Edusp, transformou a casa numa verdadeira editora universitária, pois considerava que o modelo anterior não passava de simples financiadora de publicações propostas por editoras privadas – além de ser um dos idealizadores do novo espaço. Entre os diversos livros que publicou, destacam-se A leitura do intervalo, A biblioteca imaginária, João Cabral de Melo Neto, Entre livros e Alguma crítica.

Com informações do Jornal da USP
Desenvolvido sem custos pelo escritório do arquiteto Paulo Bruna, o projeto arquitetônico da loja “João Alexandre Barbosa” é uma atração à parte. Todas de vidro, as paredes permitirão que os visitantes avistem já do lado de fora um grande painel do pintor russo Sansom Flexor, conhecido por ser o introdutor do figurativismo no Brasil. “A Edusp já havia editado um livro sobre a obra de Flexor, e acabamos conseguindo autorização junto ao filho dele para a reprodução de uma de suas pinturas, Geométrico 1, neste painel de quatro por oito metros”, conta o diretor.

A obra Geométricos 1, do pintor russo Sansom Flexor, será reproduzida
na parede da livraria

Todas estas novidades, em vez de deixarem os livros em segundo plano, vêm para valorizar aqueles que são o centro da atividade da editora. Para Martins Filho, "uma das medidas de importância de uma universidade são seus livros, bibliotecas e livrarias”, e o projeto da nova loja contempla bem este aspecto. Triplicada, a área da livraria (530 metros quadrados) também abrigará uma diversidade bem maior de títulos: de dez a quinze mil. Além disso, estão sendo firmadas parcerias com outras editoras ligadas ao universo acadêmico, como Perspectiva, Editora 34, Iluminuras e Cossac-Naïf. Estas fornecerão seus livros em consignação – com repasse da verba apenas após a venda do produto – para a Edusp. “O acordo nos permitirá receber as novidades com bem mais rapidez, prestando um serviço mais ágil e oferecendo uma maior diversidade de títulos ao público”.

Dentro desta nova proposta, ainda está prevista a inauguração de mais duas lojas da editora no campus da capital: a “Mário Schenberg”, no Centro de Vivência, próximo ao restaurante central, e a “Milton Santos”, no prédio da História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Serviço

Localizada no andar térreo do prédio da Antiga Reitoria (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo), a nova loja da Edusp será inaugurada no dia 8 de outubro, a partir das 18 horas, com entrada aberta ao público. O funcionamento da Edusp será de segunda a sexta-feira das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 15 horas.