Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Palestra na Estação Ciência apresenta o "efeito borboleta"

setembro 15, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/ciencias/17441-palestra-na-es

natureza
Palestra na Estação Ciência apresenta o "efeito borboleta"
No sábado (19), às 15 horas, a Estação Ciência da USP apresenta ao público o evento gratuito “Efeito Borboleta: Aplicações na Vida”, que será abordado por Ivan Amaral Guerrini, professor do Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento faz parte do ciclo gratuito Neuro – Ciências, Arte e Filosofia.

A Ciência Clássica que aprendemos nos bancos de escola nos ensina a olhar os fenômenos naturais como previsíveis, onde A causa B de forma linear. Esse pensamento é tão forte que veio para o nosso modo de viver, fazendo com que pensemos que quase tudo funciona dessa forma na vida. No século XX, entretanto, alguns pesquisadores, pensadores e filósofos mostraram que a natureza funciona de uma forma muito mais complexa, ou seja, algo que ocorre é consequência de muitos fatores. O chamado “efeito borboleta” acontece quando um acontecimento aparentemente desprezível transforma todo o resto.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3675-8828 ou email eventos@eciencia.usp.br. O evento gratuito acontece na Estação Ciência, localizada na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (11) 3675-8828, email eventos@eciencia.usp.br

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.