Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Alunos da Esalq recebem prêmio e menções honrosas em congresso de genética

setembro 11, 2009

pesquisa
Alunos da Esalq recebem prêmio e menções honrosas em congresso de genética
Na 55ª edição do Congresso Brasileiro de Genética, a Sociedade Brasileira de Genética premiou alunos de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.

O prêmio "Alcides Carvalho", que escolhe o melhor trabalho na área de melhoramento genético vegetal, foi para a pesquisa “Variabilidade genética em acessos de arroz tolerantes ao frio na germinação”, de autoria da pós-graduanda Fátima Rosseti, orientada pelo professor José Baldin Pinheiro. O prêmio é patrocinado pelo Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e contemplou o vencedor com um diploma de menção honrosa mais a quantia de R$ 1.000,00.

Ainda neste mesmo prêmio, foi concedida menção honrosa ao trabalho “Detecção da epistasia e seus efeitos na variância aditiva e de dominância para o caráter Stay-Green em Milho”, de autoria de Diego Velásquez Faleiro e Silva, orientado pelo professor Cláudio Lopes de Souza Júnior.

O pós-graduando Pedro Henrique Santin Brancalion recebeu menção honrosa no prêmio "Paulo Sodero Martins", pela pesquisa “Local adaptation in the establishment of an endangered palm from Atlantic Forest: implications for tropical forest conservation”. O trabalho foi orientado pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues.

No prêmio "Milton Krieger", que reconhece estudos em genética, biodiversidade e conservação, receberam menção honrosa os pós-graduandos Vitor Antonio Corrêa Pavinato e Maria Andréia Moreno.

Na categoria "Pós-Graduação/Genética de Plantas", o trabalho vencedor foi o de Marcelo Mollinari, também pós-graduando, orientado pelo professor Antonio Augusto Franco Garcia. O ganhador recebeu um diploma de menção honrosa e um valor de R$ 700,00. Na categoria "Pós-graduação/Microorganismos", recebeu menção honrosa Anderson Ferreira.

O Congresso Brasileiro de Genética aconteceu nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Águas de Lindóia (SP), com o  tema “Charles Darwin - a origem das espécies: o livro que transformou a humanidade”, e premiou pesquisas de iniciação científica e pós-graduação em áreas como evolução e melhoramento genético vegetal, genética da conservação animal, biodiversidade e genética humana.