Stoa :: USP Notícias :: Blog :: HC realiza exames oftalmológicos em alunos da rede pública

setembro 11, 2009

visão do futuro
HC realiza exames oftalmológicos em alunos da rede pública
No sábado (12), das 8 às 16 horas, a Divisão de Oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promove a Campanha Visão do Futuro, em que realiza exames oftalmológicos em 2500 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública do estado de São Paulo.

No prédio dos ambulatórios, no Instituto Central (IC) do HC, as crianças serão submetidas a exames de acuidade visual, motilidade ocular, dilatação, fundoscopia, biomicroscopia, refração e mapeamento de retina. Os alunos com diagnóstico de miopia ou astigmatismo receberão os óculos de graça, num prazo de 30 dias. Eles poderão escolher os óculos e participar de aula para aprender como manusear as armações.

A Campanha Visão do Futuro objetiva identificar e prevenir a deficiência visual nos alunos para a diminuição dos elevados índices de evasão escolar, uma vez que problemas visuais pré-existentes podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem.

Os estudantes a serem beneficiados com a campanha foram convocados pelas suas escolas, a partir de relatos de rendimento escolar feitos por seus professores. A iniciativa é uma promoção do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal da Educação e Divisão de Oftalmologia do Hospital das Clínicas, com apoio da Diretoria Executiva do Instituto Central do HC.