Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Núcleo da EEFE emprega conceito de "saúde coletiva" em pesquisa e prática corporal

setembro 04, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/saude/17362-nucleo-da-eefe-em

educação física
Núcleo da EEFE incentiva atividades corporais em unidades de saúde pública
Não só em academias e quadras das escolas deve estar o profissional de educação física. Uma vez que sua atuação está totalmente ligada à saúde, a prática corporal deve estar presente também em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, essa necessidade ainda não faz parte da formação do educador físico. É a partir dessas constatações que, desde 1999, se desenvolvem os trabalhos do Núcleo de Estudos de Educação Física e Saúde Coletiva (Nees), da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

“Nosso objetivo é levar a educação física para a população que não é contemplada com o conhecimento produzido e praticado na área”, explica a professora Yara Maria de Carvalho, coordenadora do núcleo. Conforme ela explica, a principal diretriz dos trabalhos do Nees é o conceito de “saúde coletiva”, que, definido por especialistas latinoamericanos na década de 60, deu origem à reforma sanitária no Brasil e, consequentemente, ao SUS. Basicamente, a saúde coletiva promove e incentiva o trabalho em equipe como forma de cuidar do corpo, englobando políticas públicas de promoção da saúde e perspectivas de ciências humanas aplicadas à área.
 
Professora Yara Maria de Carvalho
Assim, o Nees realiza intervenções em unidades de saúde, oferecendo atividades de práticas corporais à comunidade local, como dança, ginástica, caminhada, capoeira, ioga e consciência corporal. “Não queremos transformar as unidades do SUS em academias de ginástica, mas sim promover a preocupação da comunidade com os cuidados corporais”, afirma a professora Yara. “A prática e técnica corporal afetam o intelectual e o emocional de uma pessoa, portanto devem ser trabalhadas como forma de autoconhecimento e promoção de saúde”.

Atualmente, o Nees foca sua atuação nos Centros de Saúde-Escola Samuel Pessoa, ligado à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e Geraldo Horácio de Paula Souza, ligado à Faculdade de Saúde Pública (FSP), também da USP, ambos em São Paulo. Sob a supervisão de alunos de graduação e pós-graduação da EEFE, as atividades atendem grupos bastante heterogêneos, de 20 a 30 pessoas.

Yara ainda ressalta que, em se tratando de saúde coletiva, não convém dividir os grupos de acordo com faixa etária, sexo ou doenças como diabetes, pressão alta ou depressão. Segundo ela, o fator interessante neste tipo de atividade corporal é justamente “agregar as diferenças da população”.

Políticas públicas, extensão e livros
Além das intervenções em comunidades, o Nees também mantém outros projetos de pesquisa, grande parte deles relacionada à aplicação e elaboração de políticas públicas. Outro projeto foi desenvolvido a pedido do Ministério da Saúde e consistiu na avaliação da programação de saúde pública de Curitiba e de Recife.

Em projeto de extensão, o Nees vem realizando trabalhos também com alunos do ensino médio, por meio do programa de pré-iniciação científica da USP. Os bolsistas estudam como inserir a promoção de saúde em suas próprias escolas.

A partir dos trabalhos do Nees, a professora Yara lançou o livro O “mito” da atividade física e saúde, em que aborda situações em que a atividade física pode se tornar prejudicial à saúde, e o Tratado de saúde coletiva, uma coletânea de textos de um grupo de pesquisadores renomados na área.

Serviço
Para mais informações sobre o Núcleo de Estudos de Educação Física e Saúde Coletiva (Nees), da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, acesse o site http://pes.incubadora.fapesp.br/portal ou mande email para yaramc@usp.br, aos cuidados da professora Yara Carvalho.

Interessados em participar das atividades corporais do Nees nos centros de saúde podem comparecer aos locais para mais informações. O Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa fica Av. Vital Brasil, 1490, Butantã, e o Centro de Saúde-Escola Geraldo Horácio Paula Souza fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar.


Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.