Stoa :: USP Notícias :: Blog :: No Ano da França no Brasil, Esalq promove seminário para aprofundar cooperação entre os dois países

setembro 03, 2009

Cooperação
Workshop na Esalq une experiências de Brasil e França no setor agrário
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza, entre os dias 5 e 9 de outubro, o workshop Brasil-França 2009: cooperação em ciências agrárias e florestais - o caso da ESALQ e seus parceiros franceses. O objetivo é discutir temas estratégicos do ponto de vista social, político e econômico para o Brasil e a França, tendo em vista que os setores agrário e florestal respondem por parcela significativa do PIB e do comércio internacional desses países. Haverá também um debate de questões relativas ao intercâmbio de docentes e estudantes do Brasil e da França, no âmbito dos convênios estabelecidos entre as instituições envolvidas, além da apresentação de depoimentos de estudantes beneficiados pelos acordos acadêmicos e a divulgação dos resultados de pesquisa sobre inovações tecnológicas relativas à produção agrícola e florestal e sua sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Voltada para docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, do Brasil e da França, que desenvolvem projetos de ensino e pesquisa nas áreas das ciências agrárias e florestais, a programação está organizada em seis painéis: “Intercâmbio de estudantes e docentes”; “Sustentabilidade socioeconômica e ambiental da cadeia produtiva”; “Política agrícola, desenvolvimento rural e sustentabilidade”; “Relações comerciais Brasil-França; “Manejo integrado de bacias hidrográficas” e “Bioenergia”.

"A escolha desses grandes temas é de interesse não só das instituições organizadoras, como também da comunidade acadêmica ligada ao setor agropecuário e florestal. Os painéis foram organizados de forma alinhada, e assim, espera-se que fiquem claras, para representantes do governo e das agências de fomento à pesquisa, as ações que mereceram investimentos públicos e, principalmente, a disponibilização de linhas de financiamento para a pesquisa", afirma o professor do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Esalq, José Leonardo Moraes Gonçalves, um dos coordenadores do evento.

Segundo José Leonardo, há duas expectativas com relação à realização do workshop. A primeira é de aproximar mais a Esalq das instituições francesas, aproveitando a oportunidade para abrir novas frentes de cooperação. "Por isso foi feito um esforço para trazer tantos profissionais, professores e pesquisadores renomados dentro de suas áreas de trabalho, que possam realmente contribuir com assuntos abordados no evento. Juntamente com os profissionais franceses, novos projetos de parcerias serão pensados. Já o segundo objetivo visa ampliar oportunidades de estágio e treinamento para os estudantes de ambos os países", comenta o professor.

Atividade extras
Além dos painéis temáticos, estão previstas três excursões técnico-científicas que acontecerão no dia 8 de outubro, e os participantes poderão escolher uma das opções: visita a uma usina sucroalcooleira na região de Piracicaba; visita à Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (SP); ou visita à Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São Pedro (Coopamsp).

Para o dia 9 de outubro, a organização está preparando, como atividade paralela, uma oficina sobre empreendedorismo, com o intuito de aproveitar as experiências dos franceses na área. A atividade está sendo coordenada pela professora Silvia Helena Galvão Miranda, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da Esalq, Agência USP de Inovação (Pólo Piracicaba) e Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental (Pangea).

O evento faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e é uma realização da Escola, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), Institut des Sciences et industries du Vivant et de L'Environment (AgroParisTech) e Fédération des Ecoles Supérieures d'Ingénieurs en Agriculture (Fesia).

Serviço
Todas as palestras do workshop Brasil-França 2009, de 5 a 9 de outubro, ocorrerão no período da manhã e da tarde no Anfiteatro Maracanã, do Departamento de Engenharia Rural (LER) da Esalq, e serão proferidas em francês e português, com a presença de tradutor.

As inscrições custam de R$ 50,00 a 100,00, e podem ser efetuadas por meio de emissão de boleto pelo site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3417-6604, site www.esalq.usp.br/workshop.br.fr ou pelo email cdt@fealq.org.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq