Stoa :: USP Notícias :: Blog :: DVD feito por HC e Emílio Ribas orienta escolas sobre H1N1

setembro 03, 2009

gripe
DVD feito por HC e Emílio Ribas orienta escolas sobre H1N1

O projeto Aula de Saúde, uma iniciativa de orientação em DVD do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, já está ajudando profissionais da educação a enfrentar a pandemia de gripe provocada pelo vírus Influenza H1N1. O DVD orienta diretores e funcionários a agir diante de casos de professores e alunos com sintomas de gripe.

As imagens reforçam a adoção de novos hábitos como lavar as mãos mais vezes ao longo do dia e manter ambientes ventilados. As próprias salas de aula precisam também receber mais ar.

Desde o retorno às aulas neste segundo semestre, os alunos da rede estadual vem recebendo informações sobre o vírus. Já no primeiro dia letivo, em todo o estado, foram distribuídas cinco milhões de cartilhas e um total de 36 mil cartazes destacando ações preventivas para evitar contaminação.

Já o projeto Aula de Saúde tem como alvo justamente o professor, cujo papel na campanha de prevenção da doença é vital para multiplicar o conhecimento sobre o vírus influenza H1N1. Uma vídeo-conferência já deu o primeiro passo para essa ação preventiva, com dúvidas sendo esclarecidas de imediato. O DVD vem agora reforçar esse trabalho.

Aula de Saúde traz a palavra do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e do secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, apresentando entrevistas com o presidente do Conselho Deliberativo do HC, professor Marcos Boulos; o superintendente do HC, doutor José Manoel de Camargo Teixeira; e o titular de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC, professor Antonio Alci Barone.

A apresentação é do diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, que também entrevista a Coordenadora do Controle de Doenças da Secretaria da Saúde, Clélia Maria Aranda; e o vice-diretor do Instituto Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior.

O material Aula de Saúde em DVD pode ser assistido no endereço eletrônico da HCTV e também na página da Secretaria Estadual da Educação.

Mais informações: sites www.hctv.com.br e www.educacao.sp.gov.br/aulasaude.asp