Stoa :: USP Notícias :: Blog :: BBM e Cepea lançam convênio para indicador de preços dos arroz

setembro 03, 2009

Esalq
BBM e Cepea lançam convênio para indicador de preços dos arroz

Nesta quinta-feira (3), às 18 horas, na Expointer, em Esteio (RS), será lançado o convênio da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, para a continuidade do indicador de preços do arroz em casca.

A denominação do indicador muda de CEPEA-ESALQ/BM&FBovespa para ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BVMF. O evento será no estande da BBM. O Cepea é o responsável técnico pela execução do Indicador e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da Esalq, responde pelo gerenciamento financeiro dos recursos disponíveis para execução do mesmo.

O trabalho de pesquisa diária para a obtenção desse Indicador é desenvolvido pelo Cepea desde setembro de 2005. Conforme representantes da Bolsa Brasileira de Mercadorias, que reúne corretoras de todo o País, o Indicador cumpre os papéis de reduzir a assimetria de informação de preços no setor e de servir como parâmetro confiável para compradores e vendedores no fechamento de negócios.

Para fazer o Indicador, são consultados produtores rurais, indústrias/engenhos de beneficiamento, cooperativas, secadores e corretores por meio de pesquisas diárias de preços via contatos telefônicos. Os valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, envolvendo grão disponível no mercado ou depositado nas indústrias/cooperativas.

O Indicador é divulgado diariamente às 18h45 na página do Cepea.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cepea

Mais informações: (19) 3429-8837, com Sílvia de Miranda, pesquisadora do Cepea; ou (11) 2565-4596, com o diretor-executivo da BBM, Edílson Martins de Alcântara; site www.cepea.esalq.usp.br/arroz, email cepea@esalq.usp.br