Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Seminário na Pinacoteca discute museologia e resistência política

agosto 28, 2009

mae
Seminário na Pinacoteca discute museologia e resistência política
Acontece nos dias 3 e 4 de setembro, a partir das 14h30, na Estação Pinacoteca, o seminário Museologia, Arqueologia e Resistência Política, com organização do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O objetivo do encontro é discutir a contribuição da arqueologia e museologia para a preservação da memória coletiva, em especial para recordar regimes autoritários.

Os pesquisadores discutirão como os museus podem contribuir e participar no desenvolvimento social local e como os estudos arqueológicos sobre as ditaduras militares da América Latina contribuem para a recordação e para a justiça transicional das novas democracias – que lida com crimes cometidos no passado autoritário.

O evento é destinado a estudantes, profissionais e interessados em geral. Além do MAE, organizam o evento o Memorial da Resistência e CulturesFrance, uma agência do Ministério de Assuntos Estrangeiros francês.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enquanto durarem as vagas. Interessados devem informar o nome completo pelo email memorialdaresistencia@pinacoteca.org.br.

A Estação Pinacoteca fica em cima da Estação da Luz – Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Pinacoteca

Mais informações: (11) 3324-1007, email memorialdaresistencia@pinacoteca.org.br