Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Diretor da Deutsche Welle fala sobre radiodifusão pública na ECA

agosto 27, 2009

comunicação
ECA recebe diretor da Deutsche Welle para discutir radiodifusão pública
A Deutsche Welle é a principal empresa alemã de comunicação e uma das maiores companhias do setor no mundo. É pública, tal qual a BBC inglesa. Seu diretor, Erik Betterman, estará na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na terça-feira (1º), para um evento em que, simultaneamente, apresentará suas experiências à frente da Deustche Welle e conhecerá realidades dos sistemas de comunicação brasileiros.

Betterman virá ao Brasil para participar do 27º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), fórum anual de debates que é sediado de maneira intercalada entre os dois países. Em 2009, o evento acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Vitória (ES). Na pauta, estão temas como petróleo, mineração, pequenas e médias empresas e até mesmo a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como outras autoridades brasileiras e alemãs, estará presente.

O professor Ângelo Piovesan, do Departamento de Cinema, Rádio e TV e integrante da Comissão de Relações Internacionais da ECA, conta que a presença de Erik Betterman na USP se deu pela junção de dois interesses; o primeiro, do executivo alemão em conhecer o meio acadêmico nacional. E o segundo é o da USP e, mais precisamente da ECA, em fomentar a aproximação com instituições do porte da Deutsche Welle. “Acredito que as universidades não devem buscar parcerias internacionais somente com outras universidades, mas também com empresas que são referências em seus setores, como é o caso da Deutsche Welle”, explica Piovesan.

Rádio pública
O nome oficial da palestra de Erik Betterman é A radiodifusão pública no século XXI. A magnitude da Deutsche Welle dá a seu diretor grande bagagem para abordar a questão. A Deutsche Welle nasceu em 1953 como uma emissora de rádio; hoje, é o principal referencial alemão em termos de comunicação – o grupo abrange outras atividades como televisão, internet e até mesmo produções artísticas como filmes e peças radiofônicas. Não seria exagero dizer também que a instituição é uma das principais faces da Alemanha em todo o mundo. Para muitos, o contato inicial com língua e cultura alemãs se dá por meio da Deutsche Welle.

Ângelo Piovesan explica que Erik Betterman fez questão que o evento fosse montado de maneira a permitir que, após a sua exposição, fosse aberto um espaço para perguntas e respostas. Na avaliação do professor da ECA, o que o diretor da Deutsche Welle quer com esse formato é conhecer o que se produz de maneira análoga em território brasileiro. “Ele tem o interesse em conhecer as pessoas que lá estarão. Nós fizemos convites direcionados a professores de outras universidades e também pessoas do meio radiofônico brasileiro. Porque o que nós esperamos é que o evento seja uma grande troca de experiências”, conclui.

Programação
A palestra A radiodifusão pública no século XXI tem início às 16 horas dessa terça-feira (1º). O local é o Auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A participação é gratuita. Pede-se inscrição prévia pelo email comunicaeca@usp.br ou telefone (11) 3091-4020.

Foto: Marcos Santos