Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Esalq apresenta Plano Diretor para preservação do campus

agosto 27, 2009

piracicaba
Esalq apresenta Plano Diretor para preservação socioambiental do campus
Foi entregue no começo da semana ao presidente do Conselho Gestor do campus da USP em Piracicaba, professor Antonio Roque Dechen, o Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus Luiz de Queiroz. O documento passou pela aprovação da Congregação da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Em mais de 400 páginas, depois de cerca de quatro anos em elaboração, o documento se divide em três etapas que revelam a situação socioambiental da área do campus, apresentam diretrizes e ações necessárias para sua melhoria e definem prioridades e um modelo de gestão ambiental participativa. As atividades foram subdivididas em seis linhas temáticas - Uso de Solo, Resíduos, Percepção e Educação Ambiental, Emissão de Carbono, Fauna, Água - cada uma delas orientada por um grupo de trabalho (GT).

A iniciativa é de um grupo de professores, funcionários e estudantes, membros da União dos Grupos Ambientais do campus Luiz de Queiroz. “A motivação desse grupo foi a de unir os diferentes grupos de pesquisa e extensão que já trabalhavam com a temática para discutir a problemática socioambiental do campus”, comenta o professor Miguel Cooper, coordenador geral do Plano Diretor.

Grande número de professores e funcionários também participaram ativamente dessa ação. No total, foram mais de 320 pessoas envolvidas no processo, que aportaram suas experiências, conhecimentos e energia para o sucesso da empreitada. “Espera-se que, após todo esse processo de elaboração, o Plano Diretor seja implementado, monitorado e avaliado de forma contínua e que se torne referência para a elaboração de políticas de sustentabilidade para toda a Universidade”, afirma o Cooper.

Para o diretor da Esalq, Antonio Roque Dechen, “todos os aspectos foram devidamente diagnosticados com intenção única de garantir um futuro sustentável ao campus". A intenção, segundo Dechen, é apresentar o plano à reitoria, à Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) da USP e para todos os segmentos capazes de nortear o uso adequado das áreas da Universidade.

O documento completo pode ser acessado no site da Esalq.

Com informações da assessoria de comunicação da Esalq

Mais informações: (19) 3447-8613 / 3429-4485