Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Professores da Fipecafi lançam manual de contabilidade e tributação

agosto 27, 2009

Negócios
Professores da Fipecafi lançam manual de contabilidade e tributação
Foi lançado o livro Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros e Derivativos (Atlas, 120 p., R$ 35,00), escrito por Alexsandro Broedel Lopes, Fernando Caio Galdi e Iran Siqueira Lima, professores da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A obra oferece uma abordagem integrada para o tratamento dos instrumentos financeiros e derivativos e parte da filosofia de que os instrumentos financeiros somente podem ser adequadamente entendidos se houver conhecimento de seus aspectos financeiros, operacionais e tributários.

Ênfase especial é dada à contabilização segundo as normas contábeis mais recentes (IFRSs e CPCs) e seus impactos para as empresas brasileiras. Contém ainda um capítulo sobre controle gerencial de derivativos com lições importantes para se evitar prejuízos com essas operações. O livro também apresenta diversos exemplos práticos, além de um capítulo final dedicado a estudos de caso.

Mais informações: www.atlasnet.com.br