Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Aluna da Esalq recebe prêmio por monografia inovadora sobre economia

agosto 25, 2009

pesquisa
Aluna da Esalq recebe prêmio por monografia inovadora sobre economia
A aluna Nathalia Sabrai, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, recebeu a segunda coloação no Prêmio Corecon de Excelência em Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon). O trabalho premiado foi “Aplicações de medidas antidumping: proteção necessária ou criação de barreiras?”.

A orientação da monografia de Nathalia foi da professora Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. O objetivo do trabalho é expor os conceitos teóricos referentes ao dumping e à aplicação de medidas antidumping no Brasil e analisar as medidas adotadas, destacando os principais países envolvidos na questão e os principais setores atingidos.

“Este estudo é inovador porque não temos muita pesquisa observando e avaliando se as medidas antidumping combatem de fato uma prática desleal de comércio ou se elas visam apenas proteger a indústria local”, comenta Nathalia, autora do trabalho. A pesquisa também expôs a legislação no Brasil e em alguns países selecionados, procurando comparar os objetivos das políticas de defesa comercial e política defesa da concorrência em várias partes do mundo.

A Esalq já teve outros duas alunas premiados pelo Corecon: Daniela Bacchi Bartholomeu (2002) e  Renata Marconato (2003).

Mais informações: (19) 3447-8613 / 3429-4485