Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Em novo livro, historiador trata sobre a possível recolonização do Brasil em 1822

agosto 24, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/sociedade/17254-em-novo-livro

lançamento
Em novo livro, historiador trata sobre a possível recolonização do Brasil em 1822
Foi lançado recentemente A recolonização do Brasil pelas Cortes, livro do professor Antonio Penalves Rocha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Lançado pela Editoria Unesp, o livro trata de um possível plano de 1822 para restabelecer a dominação colonial portuguesa sobre o Brasil.

A obra começa discutindo o termo “recolonização”, já que é necessário compreender o seu sentido e as mudanças ao longo do tempo. Aborda, então, a questão controversa sobre o eventual uso político do termo.

Ao resgatar a polêmica sobre a recolonização, o livro debate o sentido de identidade nacional que começa a se formar nos primeiros anos da independência. A recolonização do Brasil pelas Cortes mostra como a ideia da nacionalidade brasileira começa então a se diferenciar da portuguesa.

O livro custa R$28,00 e pode ser adquirido pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites da Editora Unesp e da Livraria Unesp.

Mais informações: (11) 3107-2623

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.