Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Centro Universitário Maria Antonia inscreve para encontros de setembro

agosto 20, 2009

Humanidades
Centro Universitário Maria Antonia inscreve para encontros de setembroEm setembro, o Centro Universitário Maria Antonia (Maria Antonia) da USP dá continuidade ao módulo Balanço da modernidade: de Kant a Benjamin com o encontro "Benjamin e a crítica ao mundo moderno", e inicia os encontros "Literatura e ciência: afinidades ambivalentes" e "Interfaces da psicanálise: Foucault, Freud e análise do discurso".

"Benjamin e a crítica ao mundo moderno" contará com a presença de Olgária Matos, professora aposentada da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No evento será discutida a crítica benjaminiana ao mundo moderno e à cultura capitalista, abordando a desautorização da arte, o advento da cultura científica e suas consequências no processo de rompimento com a tradição e com formas de experiência. O encontro acontecerá entre 10 de setembro e 1º de outubro, às quintas-feiras, das 20 às 22 horas.

Já em "Interfaces da psicanálise: Foucault, Freud e análise do discurso", será abordada a relação entre psicanálise e outras áreas do saber, com o exame dos conceitos de discurso, instituição e análise, e sua associação aos conceitos psicanalíticos de subjetividade, transferência e interpretação, vinculados à prática na clínica. O encontro terá a participação de Marlene Guirado, psicóloga, psicanalista e professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O evento acontecerá entre 1 e 22 de setembro, às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

Por fim, o encontro "Literatura e ciência: afinidades ambivalentes" mostra as relações da literatura com a ciência e a tecnologia, a repercussão do progresso e a influência de teorias científicas como a da relatividade, a do inconsciente e a da evolução no processo criativo do escritor. Participará Rodolfo Mata, poeta, professor e pesquisador da Universidade Nacional Autônoma do México. O encontro acontecerá entre 9 e 30 de setembro, quartas-feiras, das 16 às 18 horas.

As incrições podem ser feitas na sala de curso do centro, que fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. É possível se increver até o dia de início dos encontros, caso ainda existam vagas. É cobrada uma taxa de R$ 170,00 dos participantes.

Mais informações: (11) 3255-7182 ramais 32 e 33, email cursosma@usp.br, site www.usp.br/mariantonia