Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Evento comemora os 30 anos da terapia ocupacional no HCFMRP

agosto 19, 2009

celebração
Evento comemora os 30 anos da terapia ocupacional no HCFMRP Há 30 anos, profissionais da área de terapia ocupacional atuam no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. Para celebrar essa data, grupo formado por 20 terapeutas ocupacionais do hospital comemora nos dias 28 e 29 a carreira e a sua história no local com um evento científico e com o lançamento de um livro que retrata a trajetória da terapia ocupacional dentro da instituição e que também aborda práticas hospitalares da especialidade em diferentes áreas.

O primeiro Simpósio de Terapia Ocupacional: 30 anos de Atuação no HCFMRP-USP, que acontece nos dias 28 e 29, será uma oportunidade para profissionais da área de saúde, estudantes, pós-graduandos e públicos afins para refletir e debater seus conhecimentos na área de terapia ocupacional e sua comunhão com as outras especialidades da área da saúde. Valorizar a integração dos profissionais e questionar sobre a tendência de se trabalhar em equipe interdisciplinar são pilares desse evento.

Neste simpósio, profissionais de diversas áreas da saúde estarão presentes para trocar experiências, aprofundar o conhecimento acerca dos novos rumos da Reabilitação Geral: neurológica, psíquica física e social. Para participar é necessário se inscrever pelo site do evento e pagar taxa que varia de R$40,00 a R$75,00. Há desconto para quem se increver até o dia 20.

Na ocasião, também será apresentado o logotipo comemorativo dos 30 anos de atuação da terapia ocupacional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que foi escolhido por meio de um concurso.

No dia 28, às 19h30, será lançado o livro Terapia Ocupacional: Práticas no Hospital Geral (Editora Legis Summa, 307pp.). A publicação é o primeiro material científico sobre práticas hospitalares em Terapia Ocupacional. Diminuir o impacto da hospitalização, promover a independência nas atividades de vida diária, desenvolver a autonomia, estimular o potencial saudável do paciente e consequentemente melhorar a qualidade de vida são algumas das práticas do profissional de Terapia Ocupacional. Parte da renda obtida com o livro será doada para a construção do HC Criança.

Os eventos acontecem no Espaço Cultural de Extensão Universitária (Eceu), na Av. 9 de julho, 980, Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3602-2957, site http://terapiaocupacional-hcfmrp-cer.blogspot.com/