Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Em sua 19ª edição, Workshop Integrativo une profissionais e estudantes

agosto 11, 2009

trabalho
Workshop Integrativo aproxima universitários e empresas na Poli
Empresas e universitários se encontrarão na 19ª edição do Workshop Integrativo, evento produzido pela Poli Júnior, a empresa júnior dos estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP. O encontro acontecerá nos dias 19 e 20, na própria Poli. Todas as atividades são gratuitas, e destinadas a universitários de diferentes carreiras.

Há a expectativa da presença de cerca de 50 empresas e mais de seis mil estudantes durante os dois dias de realização do workshop. O slogan da edição desse ano do workshop – “aqui quem faz a entrevista é você” – reflete a ambição do encontro: fazer com que os estudantes indaguem as empresas sobre seus planos de carreira, os sistemas de estágios e trainees, para que assim vejam qual das corporações se encaixa com as suas aspirações.

Os alunos circularão por entre os stands das empresas, que terão funcionários responsáveis por apresentar os projetos de trabalho; além disso, acontecerão palestras específicas sobre o cotidiano de algumas corporações e também oficinas sobre temas gerais da carreira, como processos seletivos, elaboração de currículos, mercado de trabalho e outros.

Vantagens
Na avaliação do estudante Diego Silvestre Rato, do terceiro ano de engenharia de materiais da Poli e gerente da Poli Júnior, uma das principais virtudes do workshop é trazer para a Universidade os próprios profissionais das empresas – ou seja, ao invés de simplesmente ouvir falar ou ler informações na internet, o estudante que irá ao evento conversará com quem vivencia o dia-a-dia apresentado pelas instituições.

O aluno acrescenta que, ao longo dos anos de realização do workshop, percebe-se um crescente interesse por empresas que não eram conhecidas ou mesmo não chamavam a atenção dos universitários. “Há empresas de nome, conceituadas, mas sobre as quais os alunos não conhecem os programas de carreira, os projetos de estágio e trainee. São esses grupos que acabam chamando a atenção e até mesmo surpreendendo”, conta.

Nesse sentido, a realização das palestras do evento também se encaixa com precisão. Diego explica que todas as apresentações terão que conter, necessariamente, um estudo de caso da empresa – para que os estudantes conheçam a metodologia da instituição e também vislumbrem o que poderão fazer se contratados.

E Diego acredita que os benefícios se dão em mão dupla. Para as empresas, há a possibilidade de se ter contato com universitários de gabarito e também reforçar seu marketing institucional. “Ao participar de um encontro desse porte, a empresa acaba falando diretamente com o universitário, e assim conhecendo gente que pode interessar a ela em um futuro próximo”, explica.

Há também um ganho específico para os estudantes que estão na linha de frente do processo. “São reuniões que viram madrugadas, férias perdidas, mas vale muito a pena”, diz Diego. Ele se refere ao quanto que organizar um evento do porte do Workshop Integrativo acaba sendo benéfico aos estudantes – que assim acabam vivenciando processos típicos do universo profissional.

Serviço
O Workshop Integrativo da Poli Júnior acontece nos dias 19 e 20, das 9h10 às 18h10. Todas as atividades são gratuitas – os organizadores recomendam inscrição prévia no site do evento, para que o interessado evite filas. A Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 80, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-5477.