Stoa :: USP Notícias :: Blog :: Programa da Rádio USP dá voz a especialistas do livro para incentivar e divulgar leitura

agosto 07, 2009

default user icon
Postado por USP Notícias

http://www4.usp.br:80/index.php/cultura/17142-programa-da-rad

programa
Rádio USP e Edusp se unem para enaltecer importância da leitura
 
José de Paula Ramos Júnior - professor da ECA, Marisa Midoni Deaecto - editoração Edusp,  Jorge Vasconcellos - apresentador e produtor do programa e Plínio Martins Filho - diretor da Edusp
"Livros só existem se as pessoas os conhecem". Com essa constatação, Plínio Martins Filho, diretor da Editora da USP (Edusp) começa a falar sobre o programa Sala de leitura – Livros por quem faz, que estreou na Rádio USP no último dia 4, e vai ao ar às terças e quintas-feiras (mais detalhes abaixo). Norteado por essa mesma constatação, o novo programa busca divulgar as publicações da Edusp dentro e fora dos muros da Universidade. Mas não é só isso – o objetivo maior, segundo Martins Filho, é incetivar a leitura entre os ouvintes.

“O livro é o melhor elemento para a formação cultural de um indivíduo”, defende ele. “Com todas essas novas mídias, a concorrência pode acabar pondo o livro de lado, por isso precisamos aumentar o espaço dele entre as pessoas”. Martins Filho conta que recorrer aos veículos da USP para divulgar a produção da Edusp é um projeto que vem sendo alimentado há muito tempo. Mas ressalta que as publicações de outras editoras também terão espaço no programa, tanto externas à USP quanto às mantidas pelas unidades do campus, como a Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a ComArte, da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

Com esse intuito de divulgação e incentivo, o Sala de leitura dá voz a especialistas e profissionais do livro durante cinco minutos. “O privilégio do programa é que abrimos espaço direto entre especialista e ouvinte”, conta Jorge Vasconcellos, produtor e apresentador do programa. “Eu mesmo pouco falo, deixo que o convidado fale durante a maior parte do tempo, porque são profissionais capacitados para falarem por si só. Assim, apresentamos os livros por quem os faz”.

Nas duas edições que já foram ao ar nesta semana, o Sala de leitura trouxe a professora da FFLCH Nadia Gotlib, autora de vários livros, entre eles "Clarice fotobiografia", e Ivan Teixeira, professor da ECA e organizador da coleção "Multiclássicos". Nos próximos programas, os convidados serão Pedro Luís Puntoni, professor da FFLCH e autor de livros de História, e o editor Cláudio Giordani. Martins Filho, da Edusp, explica que as pautas dos programas serão escolhidas a partir da produção da editora. “Queremos dar voz também a novos autores, orientar os ouvintes que escrevem a como publicar um livro”, acrescenta.

A partir de setembro, com a colaboração do professor José de Paula de Ramos Júnior, também da ECA, o programa passa a abordar as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e da Unicamp, como "Capitães de Areia", de Jorge Amado, "Dom Casmurro", de Machado de Assis e "Iracema", de José de Alencar. “O objetivo não vai ser passar um resumo dos livros, mas sim explicar por que permanecem contemporâneas nos dias de hoje e quais foram os aspectos importantes para seu tempo”, explica o professor Ramos Júnior. “A ideia é lançar luzes sobre a pergunta ‘por que ler clássicos?’. Por que uma obra de Gil Vicente, produzida no início do século 16, ainda é viva e válida para o momento presente?”.

A escolha pelo formato curto do programa, com duração de cinco minutos, é uma forma de levar a fala do convidado direto ao ponto, como explica Jorge Vasconcellos. “Também porque se trata de um programa quase diário, que precisa ser dinâmico para inserção na programação”, explica o produtor e apresentador. Ele ainda conta que o material gravado que, após a edição, não é utilizado no Sala de leitura, é guardado e preparado para aproveitamento futuro em outros programas da Rádio USP.

Sala de leitura – Livros por quem faz vai ao ar pela Rádio USP FM 93,7 MHz em duas edições originais, uma às terças-feiras e outra às quintas-feiras, às 9h30, com reapresentação às 16h30 e às 21h30. Respectivamente aos sábados e domingos, as edições de terça e quinta-feira são reapresentadas em dois horários: às 11h20 e às 18h20.

Os programas também são disponibilizados no site www.radio.usp.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4425 ou pelo email radiousp@usp.br

Foto: Marcos Santos

Palavras-chave: nnpp

Postado por USP Notícias

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.